Levantamento
leva em consideração geometria da rodovia, qualidade do pavimento e sinalização
ao usuárioDivulgação: CART
O Programa de
Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, supervisionado pela ARTESP -
Agência de Transporte do Estado de São Paulo, demonstrou excelência em
infraestrutura rodoviária. O estado foi dominante no ranking das melhores
rodovias do Brasil, divulgado hoje pela Confederação Nacional do Transporte
(CNT), com oito das dez melhores rodovias do país, consolidando sua posição
como referência em investimentos e qualidade no setor.
As
rodovias paulistas que figuram entre as dez melhores do país são:
1. Raposo Tavares
(SP-270): supervisionada pela ARTESP
2. Rodovia dos
Tamoios (SP-099): supervisionada pela ARTESP
3. Rodovia
Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225): supervisionada pela ARTESP
4. Rodoanel Mário
Covas (SP-021): supervisionada pela ARTESP
5. Rodovia dos
Bandeirantes (SP-348): supervisionada pela ARTESP
6. Via Lagos
(RJ-124)
7. Rodovia Elyeser
Montenegro Magalhães (SP-463): administrado pelo DER/SP
8. Rodovia
Marechal Rondon (SP-300): supervisionada pela ARTESP
9. Corredor Aryton
Senna/Carvalho Pinto (SP-070): supervisionada pela ARTESP
10. Rodovia
Professor Zeferino Vaz (SP-065): supervisionada pela ARTESP
A Pesquisa CNT de
Rodovias 2024 avaliou criteriosamente as condições das principais vias do país.
Para determinar a classificação, foram utilizados três pilares fundamentais
como metodologia, que considera:
1.
Pavimento: A qualidade do pavimento é um fator
crucial para a segurança e o conforto dos usuários, impactando diretamente na
vida útil dos veículos e nos custos de transporte. São avaliados aspectos como
a presença de buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da
pista.
2.
Sinalização: A sinalização adequada é essencial
para orientar os motoristas, garantir a fluidez do tráfego e prevenir
acidentes. A pesquisa analisa a presença, visibilidade e estado de conservação
de placas, faixas e outros elementos de sinalização, como tachas refletivas e
defensas.
3. Geometria da Via: A geometria da via engloba as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses elementos influenciam diretamente na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.
A pesquisa aponta
que as rodovias concedidas, 63,1% (17.814 quilômetros) da extensão avaliada
estão em condições satisfatórias, classificadas como Ótimo ou Bom, porém, nas
demais, o indicador cai para 22,7% (19 mil quilômetros).
SP na
Direção Certa
Uma das
prioridades da gestão paulista, o programa de concessões rodoviárias integra o
plano São Paulo na Direção Certa, lançado em maio. O plano está estruturado em
três eixos centrais: Expansão de Investimentos, Melhoria e Efetividade do Gasto
e Redução de Despesas Correntes, e Modernização da Administração Pública. Entre
as medidas previstas, destaca-se a elaboração de estudos para a ampliação dos
programas de transação tributária, a renegociação da dívida do Estado com a
União, a modernização da relação do Fisco com os contribuintes e a revisão dos
benefícios fiscais e tributários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário