Vários estados brasileiros estão com a qualidade do ar comprometida e os registros de incêndio já ultrapassam mais de 110 mil ocorrências
O Brasil enfrenta um aumento significativo no número de queimadas e até o momento registrou mais de 110 mil ocorrências, um aumento de 80% em relação ao mesmo período em 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A fumaça resultante dessas queimadas já alcançou cerca de onze estados brasileiros, elevando as preocupações sobre os impactos na saúde pública.
A fumaça das queimadas libera uma mistura complexa de poluentes, incluindo fuligem, monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio. Segundo relatou o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. José Miguel Chatkin, a inalação dessa fumaça pode causar inflamações nas vias aéreas, resultando em irritação nos olhos, nariz e garganta. Crianças, idosos e pessoas com condições respiratórias crônicas, como asma e bronquite, estão particularmente vulneráveis aos efeitos adversos da poluição.
O Ministério da Saúde fez uma série de
recomendações com o objetivo de minimizar a exposição à fumaça e seus efeitos.
Seguem algumas dicas abaixo:
1- Hidrate-se
Além das queimadas o tempo está
extremamente seco, por isso deve-se aumentar a ingestão de água para manter as
membranas respiratórias úmidas e protegidas.
2 - Fechamento
de janelas e portas
Mantenha portas e janelas fechadas
durante períodos de alta concentração de fumaça.
3- Uso de
máscaras
Se precisar sair de casa opte pelas
máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas
se usadas corretamente.
4- Evitar
atividades físicas
Evite exercícios físicos se estiver em
área com alta exposição à poluição.
5- Cuidados
especiais
Crianças, idosos e gestantes devem
seguir rigorosamente as recomendações e buscar atendimento médico em caso de
sintomas de insuficiência respiratória.
6- Redução de
exposição
Pessoas que estão nas regiões afetadas
devem se proteger dentro de casa e se possível encontrar conforto térmico por
meio de ar condicionado ou purificadores de ar.
Inovação na purificação do ar
Durante os períodos de queimadas, as concentrações de gases tóxicos podem levar a problemas respiratórios e agravamento de condições de saúde preexistentes. Além das medidas recomendadas existe uma ferramenta alternativa no combate aos efeitos da poluição do ar: a tecnologia PlasmaCluster By Sharp.
Para quem busca soluções para ter mais qualidade ao respirar, a tecnologia de origem japonesa acaba de chegar ao Brasil e é certificada por mais de 35 instituições globais, incluindo a Universidade de Harvard e a Universidade de Columbia nos Estados Unidos e é utilizada por diversas escolas, escritórios, entre outros estabelecimentos no Japão.
A tecnologia PlasmaCluster By Sharp, trazida ao país em exclusividade pela Plasma Power, diferente dos umidificadores usuais, utiliza íons positivos e negativos patenteados para purificar o ambiente e elevam a qualidade do ar e o transformam como um ar de floresta. Esses íons neutralizam e removem partículas poluentes e gases tóxicos que os demais não fazem. Além de trazer umidade ao ar, elimina vírus, bactérias e mofo.
Dentre os benefícios para essas crises de queimadas estão a redução de poluentes no ambiente, a melhoria da qualidade do ar e o alívio de sintomas respiratórios como asma e bronquite, especialmente em áreas urbanas afetadas por queimadas.
A tecnologia PlasmaCluster By Sharp
representa um avanço significativo na luta contra a poluição do ar causada
pelas queimadas. Ela oferece uma solução prática para melhorar a qualidade do
ar e proteger a saúde das pessoas. Com a aplicação desta tecnologia é possível
criar ambientes mais seguros e saudáveis.
www.ppower.com.br
Que chova logo com a graça de Deus
ResponderExcluir