Atender ao maior número possível de usuários tem sido uma missão fervorosa do Google em seu mais recente sistema de mensageria: o Google Messages RCS (Rich Communication Service). Prova disso está em indícios de que a tecnologia, até então apenas disponível para um chip, poderá ampliar sua compatibilidade em breve, sendo habilitado para mais cartões SIMs. A confirmação desta novidade será extremamente benéfica para o mercado brasileiro, uma vez que atenderá a uma demanda latente das empresas em expandir seu alcance com seu público-alvo sem limitações a pessoas que tenham mais de um chip.
O RCS vem ganhando cada vez mais fama e destaque –
merecidos – em escala global. Apenas em 2023, ele atingiu a marca dos 1,2
bilhões de usuários, de acordo com dados divulgados pela Juniper Research –
além de, no Brasil, ter sido adotado por grandes empresas e construindo cases
de sucesso perante resultados significativos para um aumento de vendas,
conversão de leads, dentre muitas outras conquistas.
Ainda que sejam inúmeros os benefícios deste
protocolo para as marcas, as empresas questionam que a função “chat” só pode
ser utilizada em apenas um número no dispositivo. Na prática, isso significa
que, em aparelhos com dois chips, o sistema é automaticamente habilitado para o
principal deles, o que inevitavelmente limita o alcance de comunicação dos
negócios com seus consumidores.
Agora, novas descobertas indicam que esta barreira
está prestes a ser quebrada. Em uma análise das linhas de código feita na
última descompilação da mais recente atualização beta do aplicativo Google
Messages, foram descobertas possíveis features relacionadas a esta liberação
do RCS para aparelhos dual-SIM – o que permitirá que, finalmente, os usuários
recebam mensagens em todos os seus números, podendo também escolher em qual
deles prefere receber.
Mesmo que ainda não tenha sido oficialmente
confirmada pelo Google, esta novidade será extremamente importante para o
Brasil, considerando que somos um dos maiores mercados de RCS no mundo por,
dentre tantos fatores, termos uma alta quantia de pessoas que utilizam o
sistema Android apto a receber e utilizar o protocolo. Em um estudo do portal
CupomValido.com.br com dados da Statista e Statcounter, inclusive, foi
constatado que somos o terceiro país do mundo que mais utiliza Android, com 81%
dos brasileiros utilizando dispositivos que rodam este sistema operacional.
Com este alcance, as marcas poderão criar campanhas
de comunicação muito mais assertivas e eficazes, considerando que o RCS permite
o envio de um carrossel completo com texto, imagem, gif, vídeo, e outros
recursos que enriquecem a experiência do cliente em seu relacionamento com suas
empresas favoritas. Ainda mais, quando complementado a outros canais de
comunicação já utilizados pelo negócio – uma vez que este sistema de mensageria
não veio para substituir nenhum meio, mas sim se integrar aos outros como forma
de fortalecer ainda mais essas estratégias e permitir que cada cliente escolha
em qual canal prefere se relacionar com sua marca.
Essa será uma mudança importante para as empresas
nacionais, que não terão mais limitações em se comunicar com seu público que
tenha dois chips em seus aparelhos – além de reforçar o trabalho do Google em
ampliar o alcance de seu protocolo para a maior quantidade possível de usuários.
Se considerarmos, ainda, a chegada da Apple no jogo, prevista para 2024, esta
expansão será ainda mais importante em um público mais seleto e fiel à marca da
maçã.
É claro que ainda devemos esperar uma confirmação oficial da multinacional sobre a habilitação do RCS em dual-SIM. Mas, caso venha, de fato, a ser oficializada, é importante que as empresas já estejam cientes sobre o potencial de alcance que terão com seus clientes, estabelecendo estratégias de comunicação aderentes a essa nova realidade para que consigam desfrutar, ao máximo, desta quebra de barreiras em sua comunicação.
Thiago Gomes - Diretor de Customer Success e Produtos na Pontaltech.
Pontaltech
Nenhum comentário:
Postar um comentário