Case da Agência Páprica Comunicação
mostra como essa estratégia pode ser usada pelas empresas em iniciativas que
vão muito além da busca pelo aumento da produtividade
O brasileiro é um apaixonado por jogos
eletrônicos. Não à toa, sete a cada dez (70,1%) afirmou que se entreteve com
algum tipo de jogo eletrônico em 2023, de acordo com a Pesquisa Game Brasil
(PGB). Com essa informação em mente, muitas empresas passaram a adotar
conceitos da gamificação com diversos propósitos. A Agência Páprica Comunicação
é uma dessas organizações, visando ampliar o engajamento da equipe.
O conceito de gamificação propõe a
repetição de conceitos usados em jogos para outras finalidades. Nos últimos
anos, a estratégia ganhou corpo na educação e no mundo corporativo, em especial
nas atividades de Recursos Humanos. As iniciativas costumam buscar mais
produtividade, engajamento de equipe ou enriquecer a interação entre os times,
entre outros propósitos.
No case da Agência Páprica Comunicação,
os colaboradores ganham uma “papricoin” ao entregar tarefas consideradas
importantes, como dar feedbacks aos colegas, finalizar um Plano de
Desenvolvimento Individual (PDI) ou concluir um projeto. Ao acumular moedas e
cumprir alguns requisitos, é possível resgatar prêmios na “lojinha de
papricoins”. Este “comércio” abre de surpresa ao longo do ano, permitindo que
os colaboradores façam suas compras.
Os prêmios são variáveis: de eletrônicos
(como e-readers), passando por vouchers para serviços (massagens) e compras em
aplicativos e até visitas a restaurantes. “Um dos maiores benefícios que
sentimos foi o aumento de feedbacks entre os pares. Essa estruturação fez com
que as pessoas organizassem as suas agendas para falar sobre trabalho com os
colegas”, afirmou Amanda Hecke, coordenador de Operações e Pessoas da Agência
Páprica Comunicação.
Os resultados percebidos pela Páprica
explicam o porquê o mercado de gamificação para empresas está em plena
expansão, conforme a consultoria Research and Markets. Em 2023, este segmento
global tinha um tamanho estimado em US$ 18 bilhões e deve alcançar US$ 22,45
bilhões em 2024, com um crescimento de 24,4% para este ano.
“O crescimento da previsão no período se
deve à integração da gamificação em educação, sua adoção em saúde e bem-estar,
a expansão em programas de lealdade de consumidores, aumento da aplicação em
jogos virtuais e em estratégias de dados”, afirma a consultoria.
Para todos os públicos
Ao contrário do que se poderia imaginar,
o levantamento da PGB indica que os jogos eletrônicos estão na rotina de todas
as faixas etárias, abrindo inúmeras possibilidades para empresas de todos os
perfis, de acordo com o seu propósito.
O público entre 25 e 29 anos apresenta o
maior índice de jogadores (16,2%), mas com resultados muito próximos das faixas
de 30 a 34 anos, 35 a 39 anos e acima de 45 anos. Ou seja, trata-se de uma
estratégia que pode ser adotada por qualquer tipo de organização.
“Sentimos que as pessoas estão mais familiarizadas com a lógica dos games, o que abre inúmeras oportunidades para as empresas, como as que adotamos na agência”, analisa Amanda. “É, sem dúvida, um tipo de experiência que pode ser levada também para os nossos clientes, adequando a estrutura, o planejamento e o conteúdo dos games”, ressalta.
Agência Páprica Comunicação
Instagram @agenciapaprica
https://paprica.ag/
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