Já é sabido por todos que a tecnologia, que tanto torna nossa vida mais prática e dinâmica, nos ajudando inclusive a conectar pessoas, entre outros inúmeros benefícios, infelizmente, em alguns casos serve também como recurso para a realização de golpes. Nesse sentido, é preciso alertar para uma ferramenta que na mão de pessoas erradas tem causado preocupante prejuízo: o clone de voz.
Recentemente, o influenciador Matheus Costa postou vídeos que viralizaram bastante nas redes sociais, trolando seus pais. Nessas produções, o influenciador usou a voz dos parentes e com os recursos de Inteligência Artificial, criou novos áudios que remetia aos próprios pais, os enganando. É claro que nesse caso, não houve maldade, que foram apenas vídeos para divertir e ver a reação dos pais. Contudo, servem também de alerta acerca do perigo dessas novas funcionalidades. Quem atua no universo do marketing digital já conhece bem esse recurso, mas, ainda assim, não está imune aos riscos do clone de voz.
E como esse tipo de golpe funciona? Há algumas formas de
clonar a voz de uma pessoa. Existem robôs de Telegram que fazem buscas com o
nome de alguém. A busca retorna diversas informações daquela pessoa, incluindo
nome de parentes, números de telefone e outros dados úteis para quem pratica o
golpe. Com as informações em mãos, o golpista usa uma foto da vítima num perfil
de um novo número, entra pelo aplicativo Whatsapp e aí tem todos os
ingredientes para seu delito. Na sequência, segue o seguinte roteiro: manda uma
mensagem de áudio para um parente, que ao ouvir a voz editada por Inteligência
Artificial, acaba por acreditar e, então, se torna presa fácil para o golpista.
Há ainda um aperfeiçoamento desse golpe, onde os criminosos
pegam material nas redes sociais, principalmente de pessoas bem ativas, que
produzem bastante conteúdo, porque usa como vasto material para proceder as
edições e com a Inteligência Artificial fazer desses conteúdos, novas e falsas
mensagens por meio da clonagem de voz.
Gustavo Alonge - especialista em
marketing digital e CEO da Engajatech
Nenhum comentário:
Postar um comentário