Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

A importância de tratamentos complementares na luta contra a fibromialgia

Especialista de Santos mostra como acupuntura e fisioterapia podem aliviar sintomas da doença



O Fevereiro Roxo é o mês dedicado a aumentar a conscientização sobre doenças crônicas sem cura, entre elas a fibromialgia. Obter um diagnóstico precoce e de estratégias eficazes de manejo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes é sempre importante e entre as abordagens complementares, a acupuntura e a fisioterapia têm se mostrado aliadas poderosas no alívio dos sintomas.

 

Segundo o fisioterapeuta Leandro Daval, do Instituto Pierin, a acupuntura se destaca no tratamento da fibromialgia “por seu papel como regulador energético, proporcionando sensação de alívio da dor e bem-estar".

 

Essa técnica milenar chinesa tem ganhado reconhecimento no meio médico ocidental por sua capacidade de modulação da dor, atuando diretamente nas fontes de desconforto dos pacientes.

 

Além da acupuntura, a prática de exercícios físicos controlados é essencial para quem sofre com essa condição. Daval ressalta que "além da acupuntura atuar de forma modulatória no controle da dor, sabemos que a atividade física controlada, através de exercícios criteriosos, ajuda a melhorar essa condição de dor crônica da fibromialgia".

 

Segundo o fisioterapeuta, exercícios de baixo impacto, como hidroterapia e Pilates, especialmente quando realizados no final do dia ou no período noturno, podem melhorar significativamente a qualidade do sono dos pacientes, contribuindo para um controle mais efetivo da dor.

 

"A melhora da qualidade do sono, consequentemente, melhora a controlar a dor", destaca o especialista, enfatizando a importância de um tratamento holístico que considera não apenas a condição física, mas também o bem-estar geral do paciente.

 

O Fevereiro Roxo serve como um lembrete da necessidade de compreensão, apoio e acesso a tratamentos eficazes para aqueles que vivem com fibromialgia e outras condições crônicas sem cura.

 

Por meio da educação e da conscientização, é possível contribuir de maneira coletiva para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, promovendo um futuro menos doloroso para todos aqueles afetados por estas condições. 

 



Instituto Pierin
Avenida Pedro Lessa, número 3097, no bairro do Embaré, em Santos
Telefone: (13) 99680-0960. Instagram: @institutopierin



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados