LinkedIn parado não gera resultado. Assim como qualquer rede social, o LinkedIn precisa de movimento. Há quem acredite que um perfil completo, bem ajustado, vai gerar resultados nas buscas por recrutadores e, assim, receber propostas de emprego e parceria. Na prática, ter um bom currículo cadastrado na plataforma precisa de algo fundamental no mercado de trabalho: comunicação.
Abaixo, listei seis dicas para
turbinar seu perfil e ser encontrado por recrutadores.
1. Use palavras-chave
Não existe 'menos é mais' no LinkedIn.
Quanto mais informação você incluir nos textos publicados (no campo
"Sobre", em postagens, artigos, descritivos de cargos que ocupou),
melhor a plataforma posicionará seu perfil. Use palavras-chave
do seu nicho para ser encontrado com mais facilidade
pelos recrutadores e para informar com detalhes quais suas
habilidades e conhecimentos.
2. Seja descritivo
Ao escrever seu perfil,
inclua também informações relevantes sobre sua vida
pessoal e acadêmica, como um hobby e conquistas durante a
faculdade, e destaque suas principais
realizações. Seja objetivo: descreva com exatidão o que você procura
ou oferece. Se você escreve "buscando recolocação", faltam
informações como a área e o cargo, por exemplo.
Um erro comum é não detalhar
o que executou em cada cargo e área pela qual passou. Especifique as
atividades que eram de sua responsabilidade, relacione ações com resultados
obtidos, explique o diferencial que você adicionou. E evite usar
tópicos. Amarre todas essas informações com um bom storytelling.
3. Produza conteúdo
Publicar conteúdo é de suma importância
no LinkedIn. É a partir da construção de conteúdo que o mercado de sua
atuação passará a enxergar seu trabalho, de maneira
específica e pontual.
Caso você tenha dificuldades para
produzir conteúdo, aqui vão umas dicas: fale de ações internas da empresa,
opine sobre pesquisas e notícias da sua área, escreva uma análise
sobre algum assunto atual do seu ramo, conte uma história de
conotação profissional, sugira livros, filmes e outros produtos culturais
que possam ter a ver com o universo do seu trabalho.
Para quem tem vergonha
ou não consegue produzir conteúdo próprio, preste atenção na próxima
dica.
4. Comente estrategicamente em posts
Liste pessoas e empresas que
sejam importantes na sua área e que você tenha como exemplo. Comente
os conteúdos de perfis que são chave para a sua carreira, que poderiam lhe dar
uma oportunidade ou se interessar pelos insights e opiniões que você
traz. Use a ferramenta de comentários como uma maneira de começar uma conversa.
5. Segmente sua base de contatos
Se você produz conteúdo todos os
dias e não obtém resultados, é possível que
você não esteja segmentando sua base de contatos da maneira mais
eficiente. Adicione em sua rede profissionais da sua área de atuação. Apenas
dessa forma você fará com que seu conteúdo e atualizações
chegue ao seu público-alvo. Mas não se
esqueça: por ser orgânico, o aumento de alcance das
postagens e o engajamento são um processo lento.
Dica extra:
Preste atenção e monitore
o Social Selling Index (SSI). O
índice é uma ótima maneira para você saber como
está seu perfil no ranqueamento e no que você pode
melhorar. O acesso é gratuito para todos os usuários
do LinkedIn e leva em conta quatro componentes: estabelecer sua
marca pessoal, localizar as pessoas certas (segmentação de base de contatos),
interagir oferecendo insights e criar relacionamentos. Um dado da
plataforma mostra que 78% dos profissionais que trabalham esses pontos
conquistam mais oportunidades que seus pares que não trabalham sua
rede social dessa maneira.
Jéssica Simões - estrategista de LinkedIn, LinkedIn Creator, especialista em reputação de marca pessoal para lideranças, Inteligência e Gestão de Carreira, Employer Branding e Marketing de Comunidade. Também é Co-Fundadora e Diretora de Relacionamento na Aster, uma empresa especializada em Produção de Conteúdo para marcas e pessoas, responsável por atender executivos renomados principalmente no setor da Educação e Tecnologia, com foco em fortalecimento de Cultura Organizacional e Marketing Pessoal.
jessica.simoes@weareaster.com.br
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