“Além do aperfeiçoamento na língua estrangeira, contribui
para alavancar e diferenciar-se o currículo no mercado de trabalho”, explica
especialistaMercado brasileiro de educação internacional registrou
um crescimento de 18% em comparação com o
ano pré-pandêmico de 2019
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Comemorado
desde 1927, o Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto e visa lembrar a
importância do estudo na vida do cidadão. Mantendo essa data viva, muitas
pessoas seguem com o hábito da aprendizagem ativo, seja por ainda estar na
escola, passatempo ou para aperfeiçoamento da carreira.
Em 2022, o mercado brasileiro de educação internacional registrou um
crescimento de 18% em comparação com o ano pré-pandêmico de 2019, consolidando
o envio de mais de 455 mil estudantes para o exterior, segundo a pesquisa Selo Belta 2023, realizada pela
Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). O órgão visa
certificar agências confiáveis do setor com o Selo Belta, por meio de um
minucioso processo de análise financeira, técnica e de idoneidade.
“Os
estudantes estão ávidos por novas oportunidades e experiências educacionais,
principalmente após o período de reclusão devido à Covid-19. O intercâmbio vem
como uma oportunidade de unir crescimento profissional, educação de qualidade e
experiências enriquecedoras, que apenas quem o realiza sabe que é única” aborda
Alexandre Argenta, presidente da Belta.
Ainda segundo a pesquisa, o principal objetivo da viagem internacional é
a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, representando 45% das motivações. Em seguida, há o
interesse em investir em idiomas (29,2%) e vivenciar uma experiência que
combina estudo, trabalho e turismo (10,6%).
O
intercâmbio é a oportunidade perfeita para quem quer investir em uma educação
diferenciada, afirma Argenta. “Além do aperfeiçoamento na língua estrangeira,
contribui para alavancar e diferenciar-se o currículo no mercado de trabalho,
influenciando na contratação” explica.
Conforme
os dados, 75% dos estudantes têm o desejo de realizar um intercâmbio em breve.
Dentre eles, 28,6% planejam vivenciar essa experiência no primeiro semestre de
2024, 21,2% no ano de 2025, e 15,4% têm o objetivo de embarcar no segundo
semestre de 2023.
https://www.belta.org.br/
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