Contato Seguro mapeia perfil de fraudadores e apresenta solução para combate a fraude nas empresas.
Toda empresa está sujeita a ser vítima
de fraudes e irregularidades. Embora seja uma situação grave, é infelizmente
mais comum do que se imagina.
Para tomar medidas efetivas para
prevenção e combate a esse problema, é importante conhecer o perfil do
fraudador, saber que tipos de ações são as mais comuns, os sinais de alerta e
as ferramentas de proteção, sendo o Canal de Denúncia a mais
importante delas.
O que é a fraude?
A fraude caracteriza-se por um ato de
má-fé, com intenção de prejudicar alguém e/ou se beneficiar indevidamente.
Dentre os vários tipos, destacam-se:
·
roubo dos chamados “ativos físicos” e de informação: subtração de
equipamentos, materiais, máquinas, propriedade intelectual, etc.;
·
fraude financeira interna: quando o colaborador faz uso de recurso
ou patrimônio da organização para vantagem própria;
·
fraude contábil: quando os registros contábeis são adulterados,
para dar aparência de saúde financeira melhor que a real (ex.: adulteração nos
valores das despesas, antecipação indevida de faturamento, ocultação de
dívidas, etc.);
·
fraude em licitações: quando utilizam-se artifícios ilícitos para
ganhar um certame (ex.: falsificação de documentos, uso de cartel ou conluios
com outros participantes, suborno, corrupção, etc.);
·
descumprimento de regras de Compliance: quando o colaborador
descumpre as orientações e regramentos internos da empresa buscando benefício
pessoal;
· corrupção e suborno: quando se recebe ou se oferece uma vantagem indevida, visando benefício próprio.
Esses atos causam
grandes prejuízos financeiros e de reputação para as empresas.
O perfil fraudador: dados importantes
Ainda que as
fraudes possam ser cometidas por qualquer pessoa, é possível delimitar um
padrão de comportamento e um perfil consistente da pessoa que geralmente se
envolve neste tipo de ato.
Por isso, fique
atento aos sinais de alerta.
A Consultoria de
Negócios KPMG realizou uma pesquisa inédita sobre o perfil do fraudador no
Brasil e aponta algumas possíveis características.
Os atores
principais das fraudes são, em geral:
·
homens (80%);
·
com idade entre 26 e 45 anos (76%);
·
que trabalham na empresa-vítima por pelo menos 1 ano e no máximo
por 4 anos (45%).
Ele é, além disso,
um especialista ou coordenador/gerente, alocado na área de operações, comercial
ou gestão — em geral, sempre ocupando alguma posição elevada, ocasião que permite
a ele o conhecimento sobre o trânsito de informações e os “caminhos” para
cometer as fraudes.
Quanto aos motivos
pelos quais essas pessoas se envolvem nesses atos, somos surpreendidos: a
intenção de obter, estritamente, um “ganho pessoal” não é o principal
motivador.
Em vez disso,
“atingir metas corporativas” ficou em primeiro lugar (38%) e “acobertar um
erro” em segundo (31%), seguido de “obtenção de ganhos pessoais” como a
terceira principal causa (27%).
Os fraudadores
também costumam ter um padrão de comportamento que se manifesta em alguns
sinais.
Chama a atenção o
estabelecimento de relações atípicas com terceiros (43%), o estilo de vida
(roupas, bens, viagens, etc.) incompatível com sua remuneração e ter dívidas
excessivas (25%).
No contexto brasileiro,
as fraudes mais frequentes são as que envolvem conflitos de interesses (68%),
roubo de ativos (52%), adulteração de documentos (49%) e, por último,
manipulação (violação ou vazamento) de dados e informações (24%).
Esses são, assim,
os traços de perfil e sinais presentes no comportamento geral do fraudador
brasileiro.
Conhecer esses
padrões pode ajudar a identificar qualquer movimentação suspeita. Contudo, se
ater somente a esses aspectos não é o suficiente.
Para se precaver eficientemente contra
essas e outras irregularidades, devem-se utilizar também os protocolos e as
ferramentas capazes de detectar as fraudes.
Prevenção e enfrentamento de fraudes
Além de
diagnosticar as possíveis fraudes dentro da organização, é essencial
compreender as ferramentas e processos que podem preveni-las e auxiliar a
enfrentá-las.
A KPMG elencou os principais meios de detecção de fraudes:
Ocupando o
primeiro e o segundo lugar no ranking de meios de detecção, as denúncias
anônimas (72%) e nominais (40%) são o principal veículo para identificação de
fraudes, seguidos da auditoria interna (33%), e controles internos (31%).
Como o gráfico
deixa claro, a atenção ao Canal de Denúncias pode ser definitiva para a
detecção e, consequentemente, combate às fraudes.
Esses dados
revelam a potência dessa ferramenta enquanto uma poderosa aliada das empresas.
A importância do Canal de Denúncias no combate a fraudes
O Canal de
Denúncias é uma plataforma importantíssima para organizações de todas as
naturezas, tamanhos e segmentos — com eficácia comprovada e, agora, demandado
por lei.
Ele visa proteger
a empresa e seus colaboradores, inibindo e combatendo todos os tipos de
irregularidades.
Condutas indevidas
no ambiente de trabalho, incluindo as fraudes, são realidades, e causam
prejuízos nos resultados e na imagem da organização.
Como fica
explícito com os dados trazidos acima, ter um Canal de Denúncias deve ser uma
prioridade, principalmente quando o objetivo é inibir fraudes.
Adicionalmente,
desde setembro de 2022, com a Lei 14.457, a ferramenta torna-se obrigatória
para todas as empresas que possuem CIPA, como forma de reforçar as
políticas de cuidado ao trabalhador e combate ao assédio.
Assim, com o Canal de Denúncias, sua
empresa fica protegida e evita as consequências negativas decorrentes de
potenciais condutas indevidas.
https://canaldaetica.com.br/
conteudo@contatoseguro.com.br
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