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quinta-feira, 8 de junho de 2023

Nova cobrança da Netflix abre oportunidade para streamings Ad-Supported

Anúncio da gigante de streaming permite que serviços com base em anúncios ofereçam melhores condições aos consumidores


Na última semana a Netflix anunciou em diversos mercados que passaria a cobrar por compartilhamento de senhas. A novidade foi comunicada pela empresa de streaming e mobilizou os assinantes que discordaram da medida. Além da assinatura que varia entre R$ 18,90 e pode chegar a R$ 55,90, cada conta precisará pagar R$ 12,90 a mais por pessoa que utilize a mesma conta em outra residência. Dessa forma, os valores serão os mais caros praticados no Brasil. 

Uma pesquisa de 2022 realizada pelo Twitter no Brasil apontou que 82% das pessoas presentes na rede assistem ao conteúdo usando mais de um serviço de streaming. Ou seja, com a grande variedade de plataformas disponíveis, os consumidores estão investindo cada vez mais em conteúdo online.

Como análise de mercado, no entanto, observa-se que os consumidores priorizam cada vez mais as assinaturas de streaming econômicas e estão sendo seletivos na escolha de plataformas que oferecem o conteúdo de que gostam. Assim, o número de pessoas que navegam pelo catálogo em busca de algo para assistir está diminuindo.

Isso abre uma grande oportunidade para serviços de streaming com modelos projetados para serem mais acessíveis aos usuários. As plataformas Ad-Supported, que suportam seus custos exibindo anúncios, estão ganhando força como resultado. Os últimos meses fizeram com que grandes streamers, como a Netflix, apresentassem novos planos de usuário para reduzir os custos para os telespectadores. Essas empresas também se beneficiam de ter uma fonte adicional de receita com anúncios de marca.

"O mercado de streaming está ficando mais competitivo a cada anúncio de uma nova plataforma. A decisão da Netflix de cobrar uma taxa adicional de seus assinantes abre uma brecha para que outras empresas enfatizem que o compartilhamento de seu acesso é gratuito. O Prime Video, da Amazon, jogou até com compartilhamento de senha sendo gratuito nas redes sociais, zombando da nova decisão polarizadora do rival", comenta Gustavo Marra, presidente da TVCoins.



Plataformas suportadas por anúncios crescem à medida que os preços de streaming aumentam

Segundo pesquisa da maior plataforma independente de anúncios sell-side, a Magnite, 74% dos telespectadores brasileiros usam pelo menos uma plataforma de vídeo que apresenta campanhas publicitárias em sua programação. Serviços como Netflix e Globoplay já exibem anúncios, a americana Netflix oferece um plano básico com anúncios e a brasileira Globoplay exibe anúncios em seu conteúdo gratuito.

"O brasileiro já está acostumado a ver propagandas devido ao consumo da TV aberta, com intervalos comerciais ocupando grande parte da programação. Agora, com o crescimento do streaming suportado por anúncios, é uma adaptação natural mudar para o serviço que permite o melhor custo-benefício", acrescenta Gustavo Marra.

Os principais modelos de plataformas de streaming suportadas por anúncios são FAST, que significa Free Ad-Supported Streaming Television, que são canais programados que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana e são aproximadamente análogos aos canais de transmissão tradicionais; e AVOD, ou Advertising-Based Video On Demand, que se refere a uma biblioteca de conteúdo que você pode assistir quando quiser. Netflix, HBO Max, Globoplay, Disney+ e similares não são nenhum dos dois, são considerados SVOD, Subscription Video On Demand, que libera o consumo de conteúdo por assinatura.

"Com a grande variedade de serviços de streaming disponíveis e o alto custo de assinatura de todas as plataformas, é hora de as plataformas Ad-Supported crescerem como uma alternativa para diminuir o impacto financeiro para o usuário final. Já que para muitos vale mais a pena consumir conteúdo com intervalos comerciais do que gastar mais dinheiro com assinaturas sem anúncios", enfatiza o presidente da TVCoins.


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