Pesquisa aponta que e-commerce mostra estagnação nos gastos
Para enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos, 73% dos brasileiros adaptaram os padrões de compra. De acordo com o Consumer Insights 2023 – estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria – apesar da retomada das compras de abastecimento no primeiro trimestre deste ano, os consumidores estão visitando mais canais e priorizando embalagens menores para equilibrar os gastos.
As embalagens pequenas marcaram presença em 51% das compras no período citado. Dimensões média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem de longe.
De forma geral, atacarejo, supermercado independente e farmácia são os destaques entre os canais de compra de bens de consumo massivo. Na comparação do último trimestre de 2022 com o primeiro deste ano, atacarejos atraíram 3 milhões de novos lares, enquanto supermercados independentes e farmácias conquistaram 1,8 milhões de novos lares, e, simultaneamente, maior desembolso. A alta foi de 22%, 12% e 4%, respectivamente, no tíquete médio.
A omnicanalidade também se intensifica no país. No primeiro trimestre de 2023, 55% dos brasileiros visitaram de cinco a sete canais de compras. Ainda houve alta de 22% no gasto médio por lar e crescimento de 60% na frequência.
O e-commerce,
por sua vez, mostra estagnação nos gastos. A justificativa da Kantar é que o
aumento de preços desacelerou os ganhos das famílias e prejudicou a lealdade
dos desembolsos. Entre março de 2022 e de 2023, o meio caiu 2,8% em frequência
e retraiu 1,1% em tíquete médio.
Tipos de compras
Um dado curioso é que o tipo de compra muda conforme o momento do mês. Do 1º ao 10º dia, por exemplo, o abastecimento volta a ganhar importância em volume, representando 54,3% no primeiro trimestre de 2023. A tendência é puxada por compradores de 30 a 49 anos de idade e marcas econômicas.
Entre o 11º e 20º dia, a proximidade (16,1%) ganha relevância impulsionada por compradores acima de 40 anos de idade e produtos Mainstream. Já do 21º dia até o fim do mês, volta o abastecimento (45%), mas, dessa vez, incentivado por usuários acima de 50 anos de idade e pelas companhias Economy.
Os dados acima
são do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que acompanha o
comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão
do consumo em 360º dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de
limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal. Para dados dentro do lar, o
estudo reúne 11.300 domicílios de todas
as regiões e classes sociais do País,
representando 60 milhões de lares. Enquanto para fora do lar, a empresa
acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.
www.kantar.com/brazil
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