Estar em conformidade com as normas e leis do país é dever básico de todo empreendedor. Apesar de já ser um velho conhecido do mercado, o compliance é um dos temas mais aquecidos atualmente, sendo cada vez mais investido nos últimos anos por empresas de todos os portes e segmento. Sua implementação traz benefícios que vão muito além do que apenas assegurar essa adequação legal, principalmente, quando apoiado por recursos tecnológicos robustos essenciais para garantir seu propósito.
Segundo dados divulgados pelo relatório “O Real
Custo do Compliance Contra Crimes Financeiros”, cerca de US$ 274 bilhões foram
direcionados ao estabelecimento de programas de compliance ao redor
do mundo em 2022 - um aumento de mais de US$ 60 bilhões quando comparado a
2020. No Brasil, 73% das empresas pretendem intensificar seus investimentos em
treinamentos de conformidade até 2024, de acordo o que prevê outro estudo
conduzido pela Deloitte.
Mesmo sendo uma determinação legal, os motivos que
justificam esse aumento significativo de recursos em prol do compliance
são muito mais abrangentes. Ao determinar um conjunto de ações e políticas
internas direcionadas para essa adequação, sua incorporação possibilita que as
empresas construam uma governança muito mais assertiva, identificando riscos
que possam comprometer seu funcionamento e implementando uma gestão muito mais
aderente ao seu máximo desempenho.
A eficiência na cadeia produtiva é um dos maiores
ganhos sentidos com este programa, eliminando tarefas repetitivas que
representem perda de tempo, recursos e esforços humanos que poderiam ser
direcionadas a ações muito mais estratégicas para seu destaque. Tudo isso,
aliado a uma enorme segurança interna de suas operações, assegurando a proteção
dos dados e evitando vazamentos que comprometam seu sigilo e reputação.
Se engana, contudo, quem acredita que as vantagens
do compliance se restringem apenas à otimização da cadeia produtiva
corporativa. As empresas que, genuinamente, se comprometem a implementar e
assegurar essa adequação, demonstram um verdadeiro compromisso ético e
responsável na forma pela qual conduzem o negócio. Isso faz com que certamente
aumente a confiança dos clientes, investidores, e futuros parceiros de
negócios, que é algo bem-visto, e com certeza será lembrado por cada vez mais
interessados em ingressar em seu ecossistema.
No entanto, não podemos deixar de citar que, com os
avanços da transformação digital, a tecnologia passou a desempenhar um papel
fundamental para a eficácia do compliance. Afinal, tendo um sistema robusto
como base deste programa, é garantido o controle e rastreio das operações da
empresa, automatização de tarefas, anexação e administração de todos os seus documentos,
backup periódico, e muitas medidas de segurança em aderência à Lei Geral de
Proteção de Dados (LGPD).
Todas essas facilidades trazidas através da
tecnologia demandam que ela integre todo o programa de compliance
organizacional – em um processo que, definitivamente, demandará mudanças e
adaptações significativas, principalmente no que diz respeito ao mindset
corporativo e a rotina dos times.
Passar por mudanças não é algo fácil para muitos, o
que pode fazer com que haja certa resistência em alguns profissionais ao
lidarem com essas transformações. Por isso, contar com o apoio de uma
consultoria com a expertise no ramo dará o suporte necessário para orientar as
companhias nessa jornada.
Afinal, não há um único caminho a ser seguido, e
será papel desta empresa especializada auxiliar na criação da estrutura
adequada que una essa obrigatoriedade legal aos objetivos do negócio – mapeando
os riscos que possam lhe causar danos e garantindo sua conformidade com o apoio
tecnológico. Um investimento que, sem dúvidas, trará todos os recursos
necessários para evitar gastos, multas, mitigar riscos de fraudes e, assim,
impulsionar a marca em seu segmento.
Dayse Costa - controller financeira na H&CO Brasil, consultoria internacional
de tecnologia e terceirização de serviços profissionais.
H&CO
https://www.hco.com/
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