Neste
ano, a média de preço dos presentes deve girar em torno de R$232
A época mais romântica do Brasil chegou, dia 12/06
é comemorado tradicionalmente o “Dia dos Namorados”, aquecendo as vendas do
varejo do país. Presentes, mimos e lembranças são itens que devem estar na
lista de compra dos casais.
Neste ano, no estado de São Paulo, cerca de 22,4
milhões de pessoas devem comprar algum tipo de presente. É o que mostra o
indicador exibido pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas),
SPC Brasil, em parceria com FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes
Lojistas do Estado de São Paulo).
Os dados mostram que, em média, 1,5 presentes serão
comprados. O ticket médio dos produtos comprados deve girar em torno de R$232.
Com base nos entrevistados, cerca 66% dos presentes irão para o cônjuge; já 31%
será destinado para os namorados.
“A data é tradicional para o brasileiro e para o
varejo do país. O dia incentiva todos os setores do comércio, seja com
presentes ou comemorações especiais, movimentando lojas, shopping centers,
e-commerce e restaurantes”, afirma Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.
Dentre as opções de presente, segundo a pesquisa,
roupas e acessórios ocupam o primeiro lugar em ítens desejados, com 41% de
escolha; já os perfumes, cosméticos e maquiagens estão em segundo lugar, com
31%; os calçados aparecem na terceira posição, marcando 22%; jantares e
comemorações especiais apontam 18% das escolhas; e por último, bombons e
chocolates marcam 16% da escolha dos presenteadores.
De acordo com os entrevistados, o pagamento à vista
será a opção mais utilizada, com 68% de escolha; já 29% preferem ou precisam
parcelar o presente do Dia dos Namorados, sendo quatro parcelas o número máximo
para os presentes. O cartão de crédito aparece como a primeira opção na hora da
compra, com 26%; o Pix surge em segundo lugar, tendo 21% de escolha; por
último, o cartão de débito registra 17%.
Para 57% das pessoas, as lojas físicas são o
primeiro lugar de escolha na hora de comprar o presente, já a internet será
palco de compra para 36% dos entrevistados. Para os apaixonados que compraram
na internet, destaque para as varejistas nacionais, que obtiveram 54% de
escolha.
“O consumidor enxerga como necessário a compra de
um presente ou uma lembrança para a pessoa amada; com compradores de várias
idades, e poder aquisitivo diferentes, a data diversifica a injeção de capital
na economia brasileira”, finaliza Stainoff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário