Pesquisar no Blog

sábado, 24 de junho de 2023

Conheça os benefícios do milho, protagonista das festas juninas


Esse cereal é extremamente importante para a saúde devido à sua composição nutricional
 



O milho é uma planta cultivada mundialmente e uma das culturas alimentares mais importantes do planeta. Cientificamente conhecido como Zea Mays, ele é um cereal que pertence à família das gramíneas, sendo amplamente utilizado na alimentação humana e animal, bem como em diversas indústrias. Também é o ingrediente principal de vários pratos típicos da culinária brasileira, consumidos em grande escala o ano inteiro e, principalmente, no período junino, como canjica, pamonha e cuscuz.

Segundo Meydson Souza, nutricionista e professor do curso de Nutrição do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, o consumo desse cereal é extremamente importante para a saúde devido à sua composição nutricional. “O milho é uma excelente fonte de carboidratos, que fornecem energia para o corpo. Se consumido de forma correta, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Ele também é um ótimo antioxidante e fonte de vitaminas A e do complexo B. Além disso, contém minerais importantíssimos, como magnésio, fósforo e potássio, que ajudam na saúde óssea, função muscular e regulação da pressão arterial".

Incluir esse cereal em uma dieta equilibrada e variada pode contribuir para a obtenção de nutrientes essenciais, promover a saúde digestiva e proteger contra doenças crônicas. “É importante destacar que o seu consumo deve ser parte de uma alimentação balanceada, que inclua uma variedade de alimentos saudáveis. Recomenda-se optar por formas de preparo (cozido, assado ou grelhado) e evitar o consumo excessivo de processados à base de milho, como os salgadinhos”, explica o nutricionista.

Esse cereal é cultivado em grande escala devido, principalmente, à sua versatilidade, ao seu valor nutricional e à capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas. Além do uso alimentar, o milho também tem aplicações industriais, sendo utilizado na produção de biocombustíveis, plásticos biodegradáveis e produtos químicos. É uma cultura de grande importância econômica em diversos países, principalmente nas Américas, onde foi domesticado a milhares de anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados