Marketing digital
é uma ferramenta essencial para geração de leads
O segundo semestre está chegando e boa parte dos
empresários e prestadores de serviços se questionam se as alternativas para
atingir as metas estipuladas na virada do ano foram acertadas ou, se pelo
menos, parte delas foram alcançadas. Mas se diversas ações foram tomadas
voltadas para essa finalidade e nada aconteceu, talvez seja a hora de uma
repaginada total.
De acordo com Éber Feltrim,
especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria,
o marketing, junto com a comunicação, pode analisar a situação e considerar
algumas estratégias para aumentar a rentabilidade. “Analise suas metas e
identifique onde estão as lacunas. Estabeleça alvos específicos, mensuráveis,
alcançáveis, relevantes e com prazo definido (conhecidas como metas SMART) para
o restante do ano”, aconselha.
Reavaliar a precificação dos serviços também é um
tópico que merece ser revisitado pelo profissional de saúde. “É preciso
verificar se os serviços estão alinhados com o mercado e com o valor agregado
que um determinado serviço oferece, até mesmo para garantir uma margem de lucro
adequada”, pontua Feltrim.
O especialista ainda indica identificar e segmentar
o público-alvo. “O dentista ou o profissional de saúde deve refletir sobre o
perfil dos pacientes que deseja atingir. É fundamental para o bom andamento da
clínica ou consultório segmentar o público-alvo com base em critérios como
faixa etária, necessidades médicas específicas, localização geográfica, entre
outros. Isso vai permitir o desenvolvimento de estratégias de marketing mais
direcionadas”, ensina.
E claro, o marketing digital se torna uma
ferramenta essencial para a geração de leads. “A presença online
forte por meio de um website profissional, perfis em redes
sociais relevantes para divulgar a especialidade e otimização para mecanismos
de busca (SEO) podem dar um resultado muito positivo. E para isso, apostar em
conteúdo relevante e de qualidade para atrair pacientes em potencial e
estabelecer autoridade na área vai dar ainda mais destaque aos serviços
oferecidos”, aconselha o fundador da SIS Consultoria.
Entretanto, o conteúdo também deve ter um viés
educativo e informativo, como artigos, vídeos e podcasts, para
compartilhar conhecimento com o público-alvo. Isso ajudará a construir
confiança e posicionar o especialista como referência na área em que atua.
Além das estratégias online, Feltrim
recomenda não negligenciar o potencial do marketing offline.
"Considere anúncios em jornais locais, panfletos informativos,
participação em feiras e eventos locais para aumentar sua visibilidade",
exemplifica.
As parcerias estratégicas também podem ajudar nessa
missão. Por isso, é interessante considerar alianças com outros profissionais
da área de saúde, como clínicas, laboratórios ou especialistas complementares.
"Isso pode ajudar a ampliar a rede de indicações e aumentar o fluxo de
pacientes", aponta o CEO da SIS Consultoria.
Realizar eventos e palestras gratuitas para educar
a comunidade sobre temas relacionados a uma determinada área de atuação é uma
alternativa que pode ser colocada em prática para atrair potenciais pacientes e
demonstrar seu conhecimento e expertise.
Feltrim enfatiza a importância de monitorar e ajustar constantemente todas as ações propostas. “Acompanhar o desempenho das estratégias de marketing e comunicação são cuidados que não podem ser deixados de lado. Solicite a análise de métricas relevantes, como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e feedback dos pacientes e faça ajustes sempre que necessário. A implementação de estratégias de requer tempo e esforço contínuo e ter uma equipe focada com esse propósito pode ser a diferença entre atingir o faturamento desejado”, conclui.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria pertence ao grupo SIS
https://www.sisconsultoria.net/
Instagram @sis.consultoria.
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