A construção de uma cultura organizacional sólida é fundamental para o sucesso de uma empresa. Primeiro, porque ela é responsável por moldar a forma como os colaboradores compreendem o trabalho, como se relacionam entre si e com os clientes, e como tomam decisões importantes. Segundo, porque quando bem composta, a cultura organizacional é capaz de motivar os colaboradores, aumentar a produtividade e gerar resultados melhores para toda a companhia.
O setor de Recursos Humanos é responsável pelo modelo da cultura organizacional.
No entanto, um outro setor desempenha papel fundamental nesta missão e é um de
seus maiores parceiros: o departamento de Marketing, que desenvolve estratégias
para engajar os colaboradores e obter resultados expressivos para a empresa.
Uma das
principais estratégias que a equipe de marketing pode adotar para fortalecer a
cultura organizacional é desenvolver a identidade da marca, que é a base da
cultura da empresa. Ela deve transmitir ao mercado e aos colaboradores visão,
missão e valores, para estabelecer uma conexão forte e consistente com clientes
e fornecedores e conquistar o respeito do mercado.
Outra função
que o time de marketing pode assumir é o desenvolvimento de canais eficientes
de comunicação interna, como intranet, redes sociais corporativas e outros
meios de comunicação. Essa estratégia é fundamental para que os colaboradores
estejam sempre alinhados aos valores, objetivos e discurso da empresa.
Já o
employer branding, por exemplo, refere-se às ações que a empresa realiza para
fortalecer a marca empregadora e aumentar sua reputação. Isso é essencial para
atrair e reter talentos, gerar admiradores da marca e despertar nos
colaboradores “o orgulho de pertencer”. A equipe de marketing desempenha um
papel importante nesta atividade, desenvolvendo programas de capacitação,
melhorando e divulgando benefícios e promovendo a qualidade de vida no ambiente
de trabalho.
O
desenvolvimento de ações de endomarketing é outra estratégia que deve ser
adotada quando se trata de fortalecer a cultura organizacional. A metodologia,
que tem o público interno como alvo, pode ser utilizada para fazer com que os
colaboradores se sintam valorizados, tornem-se mais produtivos e realizem os
seus trabalhos com mais qualidade. A colaboração do marketing permite que essas
ações sejam promovidas de forma mais criativa e eficiente, por meio de
campanhas de incentivo, eventos e treinamentos, de acordo com os objetivos
estabelecidos através da visão, missão e valores.
Em resumo, a
construção de uma cultura organizacional sólida é essencial para o sucesso de
uma empresa, e vai do desenvolvimento de estratégias de fortalecimento da marca
até a promoção de ações de comunicação interna e customer experience.
Ao criar uma cultura sólida, a empresa aumenta a motivação dos colaboradores, a
produtividade e os resultados, impactando positivamente, inclusive, a
experiência do cliente. Portanto, a parceria e integração dos departamentos de
marketing e RH são a chave para o fortalecimento da cultura interna, aumento da
atratividade da marca e para uma comunicação mais alinhada aos novos tempos.
Sthefany Bernal - Analista de Marketing da Roost,
empresa de tecnologia especializada em soluções de edge computing.
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