Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de junho de 2023

8 dicas para escolher e comprar Azeite de Oliva de alta qualidade

Especialista dá o passo a passo para aproveitar o melhor do óleo extraído da azeitona. Dicas poderão ser colocadas em prática em uma exposição exclusiva, que será realizada na zona sul de São Paulo.

 

Um dos mais antigos ingredientes da cozinha, o Azeite de Oliva é o óleo extraído da azeitona, fruto da Oliveira. Utilizado no preparo e na finalização de inúmeros pratos, sua qualidade depende da combinação de diversos fatores ambientais, genéticos, agronômicos (técnicas de cultivo), produção e envase, mas saber algumas dicas na hora de escolher entre as diversas opções disponíveis é indispensável para levar à mesa um produto de qualidade em sabor e saudabilidade. Confira a seguir 8 dicas de como escolher e comprar Azeite de Oliveira, segundo a especialista em Azeite, Patricia Galasini, presidente da Câmara Setorial de Olivicultura do Estado de São Paulo, que realiza uma exposição exclusiva e gratuita do produto nos dias 24 e 25 de junho, no Santo Mercado, localizado na zona sul de São Paulo: 

  1. Quanto mais jovem, melhor. Diferentemente do vinho, a dica é comprar o produto sempre próximo à data de fabricação. Esse é, inclusive, um dos pontos de destaque para os produtos nacionais. 
  2. Cuidado com o prazo de validade. O limite de validade de um azeite fechado é de até dois anos da data de fabricação, mas é importante que a aquisição não seja feita muito próxima ao final deste prazo, pois o azeite já estará com suas características modificadas. 
  3. A acidez não é o mais importante. Ao contrário do que muitos pensam, a acidez não indica qualidade e nem é perceptível na degustação (na boca) porque os ácidos graxos de longa cadeia de carbono não são detectados pelas papilas gustativas. 
  4. Aposte nas opções de Azeites Extra Virgem, que é o suco da azeitona sem adição de outros componentes, preservando suas características de saudabilidade.
  5. Sempre que possível deguste o azeite na hora da compra, afinal cada um tem suas próprias preferências de sabor. A degustação, aliás, comenta Patrícia, é uma experiência à parte, que demanda técnicas específicas. 
  6. Armazenamento. O Azeite de Oliva deve ser armazenado longe da luz e do calor para preservar seu aroma fresco. 
  7. Atenção à embalagem. A embalagem do produto também é um item muito importante porque ela preserva corretamente a qualidade do produto, sendo as de vidro de cor escura mais vantajosas porque são recicláveis, impermeáveis e inertes (não passam sabores). É importante também se atentar ao lacre ou invólucro em volta da tampa, deve estar bem vedado, não permitindo a entrada de ar.
  8. Conheça a variedade do produto e a riqueza da produção nacional. Nada como conhecer de perto e, é claro, degustar bons azeites para aplicar com propriedade todas as dicas. Nos dias 24 e 25 de junho as pessoas terão a oportunidade de fazer uma imersão no amplo universo dos azeites, da gastronomia ao turismo, incluindo questões culturais e econômicas que envolvem o tema na 13ª edição da ExpoAzeite 2023, que será realizada no Santo Mercado  – tradicional Mercado Municipal de Santo Amaro Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann – localizado na zona sul de São Paulo. Com entrada gratuita e aberto ao público profissional e público em geral,o evento contará com expositores brasileiros, cursos, degustações e muito mais.

 

Serviço: 13ª ExpoAzeite 2023 - Santo Mercado (Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359 – Santo Amaro – São Paulo/SP) – dias 24 e 25 de junho, das 10h às 18h. Entrada gratuita. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados