Uma pesquisa* recente da Booking.com sobre hábitos
e preferências de viagens, realizada com mais de 42 mil entrevistados em 33 países,
inclusive no Brasil, revelou que um dos principais receios dos viajantes
brasileiros sobre as férias está relacionado ao orçamento, dado que um em cada
cinco (19%) se preocupa em precisar gastar mais do que havia planejado. Apesar
das preocupações e de um cenário econômico globalmente instável, dois terços
(65%) dos viajantes brasileiros planejam gastar mais dinheiro com viagens em
2023, o que significa 19 pontos percentuais acima da média global.
De acordo com Nelson Benavides, Gerente Regional da
Booking.com no Brasil, “alguns vizinhos latino-americanos estão bem alinhados
com os brasileiros nesse quesito, como os argentinos (69%), mexicanos (65%) e
colombianos (62%). Isso mostra que os turistas da América Latina querem
compensar o tempo em que não puderam viajar nos últimos anos, devido à
pandemia, e estão dispostos a gastar mais para isso em 2023”.
Para entender com mais profundidade como será
distribuído o orçamento do brasileiro nas férias, os viajantes que pretendem
investir mais dinheiro foram questionados sobre quais gastos devem mudar este
ano, na comparação com o anterior. Quase metade (48%) respondeu que pretende
gastar mais durante o período da viagem e um número parecido (45%) deve fazer
viagens mais longas. Já 43% planejam viajar para destinos mais distantes de
casa e dois em cada cinco (40%) querem aumentar o número de viagens. Aqueles
que cogitam se hospedar em uma acomodação mais luxuosa ou viajar na alta
temporada representam 24%.
Por outro lado, no Brasil, 11% dos respondentes
declararam que pretendem gastar menos em suas férias este ano e relataram em
quais elementos da viagem têm a intenção de investir um valor menor em 2023:
43% pretendem se hospedar em locais mais econômicos, 39% vão optar por destinos
mais baratos e um número parecido (38%) fará viagens mais curtas. Diminuir os
gastos durante o período da viagem foi apontado por 34%, enquanto quase um
terço pretende tirar férias na baixa temporada ou planejar uma viagem de acordo
com descontos ou promoções (ambos 31%).
O estudo mostrou também que, após verificarem preços e localização, a segunda informação mais importante para os turistas do país na hora de reservar uma acomodação é o método de pagamento (26%) - número 10 pontos percentuais acima da média global -, atrás somente das avaliações de outros viajantes (40%). Já em relação aos serviços em acomodações que os brasileiros têm interesse em pagar um valor extra estão: café da manhã (57%), tours e atividades (48%), serviço de quarto (30%), estacionamento e frigobar (ambos 21%).
*Pesquisa encomendada pela
Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33
países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as
pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo
menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023.
Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no
processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu
em janeiro e fevereiro de 2023.
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