Inovações
em Inteligência Artificial e Aprendizado da Máquina, nuvem e “Tudo como
Serviço” (XaaS), trabalho híbrido, automação, Customer Data Platform (CDP)
e cibersegurança. Pode apostar: estas são as tendências para a transformação
digital, algo que vai diferenciar as organizações que estão no mercado “a
passeio” daquelas que querem realmente competir e agregar.
Vou
falar um pouco mais sobre cada uma delas.
1.
Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado da Máquina (ML) no dia a dia
Um
sistema de IA brilha quando usado para tarefas repetitivas, tarefas manuais ou
para obter informações relevantes a qualquer momento, liberando o tempo dos
colaboradores de modo que eles direcionem o negócio para ter o maior impacto
positivo possível. Além disso, a tecnologia pode trabalhar 24x7 (24 horas por
dia, sete dias por semana), sem nenhum limite de horário. A IA deve ser
complementada pelo ML (Aprendizado da Máquina), isto é, com o uso de dados para
que a tecnologia aprenda cada vez mais, melhorando sua performance
continuamente.
2.
De nuvem a “Tudo como Serviço” (XaaS)
O
caminho “está aberto para um salto, um próximo nível da tecnologia na nuvem”. A
tendência “é de surpreendentes inovações nesse item”. É intenso o movimento das
organizações em migrar para a nuvem as informações, para acesso “de qualquer
lugar, em qualquer hora”.
Esse
aumento da demanda tem levado ao desenvolvimento de soluções com melhor
escalabilidade e melhores resultados. Refletindo esse desenvolvimento, muitas
empresas também estão começando a mudar para o XaaS — o “Tudo como Serviço”. Ou
seja, todos os produtos e serviços disponíveis como serviços de assinatura
baseados na nuvem. Em vez de uma oferta fragmentada, tudo, desde armazenamento,
segurança, até comunicações, se torna digitalizado.
3.
Trabalho híbrido veio para ficar
O
ano de 2023 marca a consolidação do trabalho híbrido como regra em muitas
organizações. A fase mais crítica da pandemia da Covid-19 intensificou o
trabalho remoto e, à medida que a situação foi melhorando, um híbrido entre
remoto e presencial foi se construindo. Isso tende a se consolidar depois do
período de adaptação experimentado por empresas e colaboradores.
4.
Automação acelera-se
Para
as empresas que ainda não aderiram a esse processo, ou que se encontram em
estágio incipiente, há maneiras acessíveis e econômicas de implementar a
automação. Entre elas, o uso de softwares robôs, ou RPA (Robotic
Process Automation, ou Processos de Automação Robóticos). Ou seja,
uso de robôs para tarefas repetitivas, como entrada de dados, admissão ou
processamento da folha de pagamento. Cito, ainda, o recurso de desenvolvimento
de baixo código ou sem código (no-code/low-code), com interfaces
intuitivas de arrastar e soltar.
5.
Cibersegurança
São
recorrentes as notícias sobre ataques cibernéticos, ou tentativas. Assim, a
preocupação será ainda maior com a cibersegurança. A tendência é a de soluções
e investimentos cada vez mais robustos, e acessíveis, em segurança de dados.
6. Customer Data Platform (CDP) com máquina e personalização
Do
primeiro clique de um cliente em seus canais de mídia social até a verificação
do pedido no site, cada interação é uma fonte valiosa de informação. Organizar
e traduzir milhares de pontos de dados ao longo do caminho do cliente em
insights úteis demanda um CDP. Ele unifica todos os dados do cliente em uma
única visão, conectando esses dados à pessoa real por meio de um perfil em
tempo real, o que permite a tomadores de decisão facilmente analisar os
insights e agir rapidamente para motivar conversões. É uma tendência que não
pode ser ignorada.
Cabe
a cada gestor olhar para sua organização e obter um diagnóstico sobre o grau de
transformação digital em que se encontra, a fim de avaliar as soluções e os
caminhos mais adequados.
Filipe Bento - fundador e CEO da Br24
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