Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de março de 2023

Pesquisa da FGV aponta o aumento da arrecadação fiscal e geração de renda como possíveis benefícios da regulamentação das loterias online no Brasil

 

A regulamentação das loterias online no Brasil tem sido um tema de grande importância nos últimos tempos e em discussão no Congresso. Com o crescente uso da internet e a popularidade dos jogos digitais, muitos brasileiros passaram a buscar opções online para apostar. Porém, mesmo com o nítido desenvolvimento desse setor, a falta de regulamentação ainda impede o crescimento e, com isso, uma maior arrecadação de impostos e repasses sociais das loterias, beneficiando toda a sociedade.

Em pesquisa realizada pela Associação dos Intermediadores Digitais de Jogos Lotéricos (AIDIGLOT) em parceria com a divisão de projetos da Fundação Getúlio Vargas,  com a diretriz o setor apresentaria um crescimento de 140%, gerando mais empregos e contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB). “A regulamentação das loterias digitais no Brasil é uma medida de suma importância para que possamos cooperar além do que já fazemos por nossa sociedade. Hoje, o setor já arrecada cerca de R$ 20 milhões em impostos, além dos repasses sociais. Com essa chancela do governo, poderíamos aumentar em muito nossa contribuição”, explica Mirko Mayeroff, presidente da AIDIGLOT.

Para a sociedade, os benefícios diretos e indiretos incluem: aumento da arrecadação fiscal, geração de renda e postos de trabalho, elevação dos montantes disponíveis para transferências sociais e fomento de novos modelos de negócios e estímulos de soluções tecnológicas e inovadoras no mercado de loterias. As vantagens deste tipo de serviço são inúmeras e dentre as verificadas pelo estudo, vale destacar:

  1.  Expansão do número de pessoas com acesso aos jogos de loteria;
  2. Superação dos limites geográficos para venda dos bilhetes;
  3. Potencial de aumento das receitas auferidas pelas unidades lotéricas sem elevação relevante dos custos com logística, vendas e entregas;
  4. d) Aumento da publicidade sobre os jogos sem custo adicional para os controladores dos jogos; 
  5. e) Potencial de expansão de vendas em perfis de consumidores diferentes daqueles que frequentam as lotéricas físicas, tradicionais.

“No Brasil, o serviço de intermediação lotérico ainda se mantém refém de um ‘limbo’ normativo. Dentre os vários obstáculos vale mencionar: restrições nos veículos de propagandas, redução de credibilidade junto ao público, falta de autorização para disponibilizar os aplicativos, restrições no Google Ads e em outras plataformas de mídia, aumento dos custos operacionais e ausência de interface eletrônica (API) para registro dos jogos, o que obriga os intermediários a lidarem com os bilhetes físicos, sendo responsáveis pela guarda/arquivamento e coleta/transporte destes”, finaliza Mayeroff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados