Vendas reais atingiram R$ 1,3 trilhão entre janeiro e dezembro; valor é o maior registrado desde 2008
Com faturamento real recorde em 2022, o varejo
paulista atingiu R$ 1,3 trilhão em vendas. O montante é R$ 84,3 bilhões acima
do movimento registrado entre janeiro e dezembro de 2021 – uma taxa de expansão
de 8,1%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV)
realizado, desde 2008, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Das nove atividades pesquisadas, seis apontaram o melhor resultado do ano da
série histórica, em termos de vendas anuais, dentre elas, vestuários, tecidos e
calçados; farmácias e perfumarias; e autopeças e assessórios. De acordo com o
levantamento, o primeiro semestre registrou os melhores índices de crescimento
do varejo paulista dos últimos 14 anos, com crescimento de 11% em 2022 em
comparação a 2021. Por outro lado, o cenário de volatilidade e incertezas no
âmbito político-eleitoral fez com que o segundo semestre apresentasse
alterações no ritmo de crescimento. O cenário de incertezas e os crescentes
níveis de endividamento e inadimplência desaceleraram o consumo, que passou
para 5% ao longo dos seis meses finais do ano. Apesar disso, o comércio
conseguiu manter um grau positivo de desenvolvimento.
Para a FecomercioSP, o ano de 2022 foi excepcional ao se observar o montante do
faturamento obtido pelo varejo paulista, uma vez que foi o melhor quanto à
movimentação financeira. A queda na taxa de desemprego, que encerrou o ano
passado em 9,3%, após atingir 13,2% no ano anterior – o que representa cerca de
3,9 milhões de desempregados a menos –, colaborou para a melhoria nos
determinantes do consumo no ano. A média anual da massa de rendimento também
atingiu o maior patamar da série, ao alcançar R$ 261,3 bilhões em dezembro
(alta de 6,9%, mais de R$ 16,9 bilhões) em relação a 2021.
No que se refere a crédito, o sistema financeiro expandiu as concessões em 20%
no período, mas também encareceu as taxas de juros para pessoas físicas. Na
avaliação da FecomercioSP, nos últimos meses, embora apreensivos e contidos na
tomada de crédito que comprometesse renda futura, os consumidores mantiveram um
padrão de consumo positivo. O cenário permitiu que o varejo paulista
registrasse o melhor ano para as vendas na história.
Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV)
utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo
paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da
Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e
acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de
eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e
decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção;
supermercados; e outras atividades).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das
vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a
consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de
todo o Estado.
FecomercioSP
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