Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Dia Mundial da Saúde Bucal 20/03

 Principais Hábitos que não Podem Faltar na sua Rotina de Cuidados Bucais


O Dia da Saúde Bucal é uma data importante que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal e da prevenção de doenças dentárias. A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral e pode afetar a qualidade de vida das pessoas de várias maneiras. 

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde esclarece que a boca é um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e outros microorganismos. Quando não há uma higiene adequada, esses microorganismos podem se proliferar e causar diversas doenças dentárias, como cáries, gengivite e periodontite. Além disso, a falta de cuidados com a saúde bucal pode aumentar o risco de outras condições, como doenças cardíacas, diabetes e câncer. 

“Para manter a saúde bucal em dia, é importante seguir algumas práticas básicas de higiene. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e pasta dental com flúor é fundamental. A utilização do fio dental também é importante para remover os restos de alimentos e bactérias que se acumulam entre os dentes e nas gengivas. Além disso, é fundamental visitar o dentista regularmente para uma avaliação da saúde bucal, limpeza profissional, exames de rotina e tratamentos preventivos.” Explica Bruna Conde.

 

Hábitos que prejudicam sua boca

Uma dieta saudável também é essencial para a saúde bucal. É importante limitar a ingestão de açúcar e alimentos altamente processados, pois eles podem contribuir para o crescimento de bactérias na boca que causam cárie dentária e outros problemas bucais.

O consumo de tabaco e álcool também é prejudicial à saúde bucal. O tabaco pode causar manchas nos dentes, mau hálito, doença periodontal e aumentar o risco de câncer de boca. O álcool pode causar desidratação, diminuir a produção de saliva, que é importante para manter a boca limpa, e também aumentar o risco de câncer de boca. 

O estresse também pode afetar a saúde bucal. O estresse crônico pode levar a hábitos prejudiciais, como ranger os dentes, morder as unhas e mastigar canetas, o que pode levar a desgaste dos dentes, dores de cabeça e problemas na articulação da mandíbula. 

Além da rotina de cuidados diários, existem outros tratamentos e procedimentos que podem ajudar a melhorar a saúde bucal. O clareamento dental pode ajudar a remover manchas e deixar os dentes mais brancos e brilhantes. Os aparelhos ortodônticos podem ajudar a corrigir problemas dentários, como dentes tortos ou desalinhados. E os implantes dentários podem ajudar a substituir dentes perdidos ou danificados. 

“A saúde bucal é importante para a saúde geral do corpo e deve ser tratada com seriedade. Uma rotina diária de higiene bucal, uma dieta saudável, a limitação do consumo de tabaco e álcool e o gerenciamento do estresse são essenciais para manter uma boa saúde bucal. Além disso, visitas regulares ao dentista e tratamentos preventivos podem ajudar a prevenir problemas e garantir um sorriso saudável e bonito.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

 


Dra. Bruna Conde - Cirurgiã-Dentista.
CRO SP 102038


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados