Tendência do
consumo pela internet faz com que os empreendedores busquem estabelecer
relacionamento e engajar esse tipo específico de consumidor
As plataformas digitais de infoprodutos têm se
mostrado uma tendência com presença cada vez mais significativa no mercado
brasileiro e também bastante atrativa para empreendedores que desejam
comercializar seus produtos e serviços por meio de uma plataforma virtual. Um
estudo realizado pela empresa inglesa Retail X mostrou que as receitas das
vendas on-line no Brasil durante o ano de 2022 cresceram em US$ 8,1 bilhões
quando comparado com 2021.
Esse dado demonstra que a tendência do comércio
digital é aumentar cada vez mais, e em março, mais especificamente no dia 15,
é celebrado o Dia do Consumidor, data importante para o mercado como
um todo, que vê as compras aquecerem em todo o país, principalmente no âmbito
digital.
No entanto, descontos durante a efeméride não são a
única estratégia que os empreendedores devem utilizar para consolidar sua
presença no mercado digital e alavancar as vendas. O foco do negócio deve estar
sempre em entender as dores que os consumidores apresentam e de qual forma eles
estão se comportando, é o que afirma Evelin Laura Soares Ferreira Alberto,
Coordenadora de Qualidade e Melhoria contínua da eNotas, solução tecnológica da Hotmart
Company que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do
Brasil.
Para Evelin, o comportamento do consumidor é algo
que está em constante mudança, porém, a maioria das transformações apresentadas
nesse aspecto faz com que o cliente se aproxime cada vez mais do âmbito
digital. “As pessoas quando precisam comprar alguma coisa buscam se informar em
ferramentas de pesquisa ou até mesmo redes sociais. Enquanto pesquisam, têm a
possibilidade de abrir uma nova aba e colocar o produto no carrinho, então é
algo muito dinâmico”, comenta a coordenadora.
Por conta do imediatismo do processo, é importante
fazer com que a presença do negócio reverbere no ambiente digital, seja por
meio de técnicas de SEO (do inglês otimização para motores de busca), ou por
manter uma frequência regular nas redes sociais, estabelecendo um canal de
comunicação ativo com o cliente.
“O cliente cada vez mais busca o sentimento de
pertencimento durante a jornada de compra, por isso é essencial que os
vendedores mantenham um canal de contato e que saibam a maneira correta de
abordar e comunicar sua mensagem para o seu público. Dessa forma, é possível,
por meio da fidelização, construir uma base consistente de clientes para o
negócio”, diz.
Ao otimizar processos, os empreendedores também
conseguem dedicar a maior parte de seus esforços para buscarem soluções que
alavanquem as vendas, como, por exemplo, se dedicar mais ao atendimento e à melhoria
e qualidade de seus produtos e serviços.
A eNotas tem como propósito oferecer mais liberdade
aos empreendedores e companhias que querem focar exclusivamente em seus
negócios enquanto a startup mineira cuida da emissão de suas notas fiscais. A
empresa tem conquistado notoriedade no mercado com uma solução que integra o
processo de emissão das NF-e com Prefeituras e Secretarias da Fazenda.
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