É notório que o desenvolvimento de inovações voltadas
especialmente para o mercado de saúde tem tido grande destaque nos últimos
anos. A adoção de novas tecnologias cumpre um papel crucial ao aprimorar o
atendimento médico, bem como garantir aos profissionais do setor acesso a informações
confiáveis para proporcionar aos pacientes uma
melhor experiência de cuidado. Neste contexto, soluções como telemedicina e
atendimento com base em informações baseadas em evidências tem ganhado um
espaço significativo no setor.
De acordo com a pesquisa TIC
Saúde 2022, divulgada pelo Comitê Gestor da
Internet no Brasil (CBI.br), a teleconsulta foi utilizada por 33% dos médicos e
26% dos enfermeiros. Os dados do comitê apontam ainda que, se comparado ao
período anterior à pandemia de Covid-19, cada vez mais os profissionais da saúde
têm acessado informações dos pacientes disponíveis de modo eletrônico. Com
relações às anotações de enfermagem, houve um aumento de 52% em 2019, para 81%
em 2022. Para os médicos, foi registrado um crescimento de 74% em 2019, para
85% em 2022 na disponibilidade de listas de medicamentos prescritos aos
pacientes.
Tendo em vista a adoção exponencial de serviços digitais no
segmento da saúde, a expectativa é que soluções tecnológicas mantenham-se como
atores centrais dentro dos consultórios, laboratórios e demais espaços
clínicos.
Revolução no atendimento clínico além dos consultórios
tradicionais
O aumento da adesão tecnológica tem ocupado um espaço de destaque
nas instituições de saúde. Entre as principais alternativas que contribuem para
o fomento deste cenário estão os modelos de telemedicina e cuidados virtuais,
que foram adotados por sistemas de saúde com o objetivo de potencializar o
cuidado ao paciente.
No entanto, com a crescente adoção desta modalidade de consulta,
também há uma preocupação maior com a qualidade do atendimento virtual, bem
como com os dados utilizados para a tomada de decisões clínicas. Neste sentido,
é preciso que os próprios provedores de saúde estejam atentos em fortalecer e
formalizar o treinamento para pesquisar e promover as melhores práticas de
telessaúde baseadas em evidências para suas equipes clínicas.
Além disso, para garantir a melhor experiência no ambiente
digital, os profissionais do setor devem atentar-se à disponibilidade de
conteúdos educacionais personalizados. Isso tornará a comunicação com o
paciente mais acessível e o ajudará a trilhar a sua própria jornada de saúde.
Treinamento
e educação virtual para aprimorar o atendimento clínico
Na medida em que há um aumento na disponibilidade de informações
científicas e soluções tecnológicas para apoiar o setor, também é necessário
preparar todo o corpo clínico na forma de lidar com esses dados, para que,
assim, médicos e enfermeiros possam atender seus pacientes com base em
conteúdos ricos e precisos.
Para que isto funcione de modo efetivo, espera-se que provedores e
instituições de ensino se apoiem na tecnologia para fornecer recursos baseados
em evidências e alcançar mais alunos, estabelecer-se na transformação digital
e, consequentemente, reter mais médicos e profissionais no corpo de enfermagem,
aprimorando assim o atendimento clínico.
De encontro com o aperfeiçoamento de conhecimento científico,
estão as aulas virtuais e o aprendizado online, práticas que tendem a serem
cada vez mais comuns no processo de formação médica.
A utilização destas ferramentas permite ao aluno uma aprendizagem
mais imersiva proporcionando a simulação de práticas que aparecerão
rotineiramente no consultório. Sendo assim, como uma vivência prévia, os
profissionais chegam ao mercado de trabalho melhores preparados para as tomadas
de decisões clínicas.
Integração
de dados e aceleração de soluções clínicas baseadas em evidências nas
instituições de saúde
Ferramentas de aprendizagem de máquina, como processamento de
linguagem natural e mineração de dados textuais, podem ajudar os sistemas de
saúde a revelarem valiosas percepções de equidade de saúde escondidas em dados
clínicos não estruturados que são difíceis de armazenar, pesquisar, analisar e
compartilhar através dos sistemas de saúde.
Outro fator destacável para melhorar a experiência clínica, é a
interoperabilidade entre os sistemas de saúde, com o propósito de integrar
todas as informações relacionadas ao paciente. A integração de toda a
documentação ajudará a aumentar a eficiência do provedor de saúde e,
consequentemente, melhorar o atendimento baseado em evidências.
Indo ao encontro com a tendência de explorar informações
científicas entre os decisores do mercado de saúde, existe um interesse
crescente por ferramentas e soluções especificamente projetadas para encurtar o
ciclo entre a identificação de problemas clínicos e a implementação de soluções
baseadas em evidências. Neste sentido, iniciativas de pesquisa de melhoria da
qualidade são fundamentais para melhores resultados dos pacientes e desempenho
financeiro e operacional.
Desta forma, o cenário vislumbrado para 2023 é de um ecossistema de saúde ainda mais digital pautado no acesso a informações confiáveis e pesquisas sólidas. No entanto, existem muitos desafios no que tange abordagens inovadoras para aprimorar o atendimento clínico, mas é preciso explorar cada vez mais as alternativas disponíveis no mercado de saúde, para que, assim, médicos e pacientes saiam ganhando com um atendimento mais personalizado, atencioso, efetivo e seguro.
Matheus Barbosa - Gerente
Comercial e de Alianças para Medi-Span Clinical na Wolters
Kluwer, empresa líder global no fornecimento de informações
profissionais, soluções e serviços para médicos e enfermeiros.
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