Profissional explica como aliviar sintomas de ansiedade, depressão e como promover bem-estar no dia a dia |
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros afetados por essa condição. Promover saúde mental no dia a dia e conseguir criar mecanismos que ajudam a aliviar esses sintomas podem ser um desafio, por isso, alguns hábitos como praticar exercício físico, fazer psicoterapia e ter momentos de lazer são indispensáveis.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Márcia Karine Monteiro, cuidar da saúde mental deve ser prioridade porque problemas ocasionados pelo sofrimento da mente podem acometer outras doenças. “É importante ter bons hábitos como investir em uma alimentação saudável, praticar esportes para liberar hormônios do bem-estar, priorizar o sono, desligar os aparelhos eletrônicos e descansar. Praticar o amor-próprio é outro ponto indispensável. E aprender a meditar. No começo será um desafio, mas vale a pena”, ensina.
Sobre o amor-próprio, Márcia Karine esclarece que pode ser colocado em prática ao enumerar as qualidades, ter autocuidado ao se presentear ou até tirar um tempo para cozinhar uma comida que gosta. “Hidratar o cabelo, fazer as unhas, sair para jantar no restaurante preferido, ir em uma praia tomar banho de mar são coisas que podemos fazer por nós mesmos. Cuidar da saúde mental está muito atrelado a cuidar da nossa qualidade de vida”, comenta.
Quando as pessoas ficam sobrecarregadas e sem
acolhimento, essa situação é um prato cheio para desencadear disfunções como
transtornos de ansiedade, estresse, irritação e depressão. “Quando nos
fechamos, não socializamos e vivemos em função de um trabalho ou de uma pessoa,
a conta chega. Para quem percebe que precisa de ajuda, indico que procure um
psicólogo e recomendo a psicoterapia”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário