A percepção do consumidor está diretamente ligada à aparência do creme hidratante, aponta estudo
Cada vez mais a cosmetologia tem se dedicado a descobrir e desenvolver novos ingredientes, produtos e princípios-ativos que intensifiquem os resultados de cosméticos, no entanto, um aspecto normalmente desconsiderado na produção desses produtos pode desempenhar um importante papel na percepção de qualidade do consumidor, as cores.
É o que indica o estudo “Influência da cor nas propriedades físico-químicas e sensoriais de cosmético hidratante”, publicado pela Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.
“Conforme
resultados obtidos foi possível observar que o tipo do pigmento afetou a
percepção dos julgadores mostrando que a influência desse componente não deve
ser desconsiderada na proposta de novas formulações”. Afirma o estudo.
Aparência não pode ser o único
fator para os resultados de um cosmético
Segundo a pesquisadora e cosmetóloga, Daniela Lopez, os resultados dos cosméticos podem ser potencializados de acordo com a percepção do consumidor, mas ressalta que s[o a aparência do produto não é capaz de “fazer milagres”.
“Os cosméticos precisam utilizar
princípios-ativos eficazes, substâncias químicas ou biológicas que realmente
tragam resultados e etc., ou seja, a utilização da textura, da cor, da
consistência correta pode dar um ‘empurrãozinho’ a mais para potencializar os
efeitos do cosmético, mas de forma alguma pode ser o único recurso usado nesse
sentido”.
Os efeitos das
cores nos efeitos de cremes hidratantes
O estudo foi realizado na Universidade de São Francisco, na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo, e teve como objetivo a produção de um creme hidratante explorando o impacto das cores na percepção sensorial do produto pelo consumidor.
“A qualidade de um hidratante envolve além da eficácia, a segurança e a estabilidade da formulação, neste universo, o aspecto e o sensorial também devem ser considerados visando grande aceitabilidade pelo mercado consumidor” Afirma o artigo.
De acordo com os resultados do estudo, a depender das cores e textura do creme hidratante, aspectos sensoriais, potencialidade mercadológica, aceitabilidade e percepção de resultados apresentaram aumento, ressaltando a importância de ter atenção também a aspectos físico-visuais dos cosméticos.
Daniela Lopez -
Cosmetóloga, graduada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Braz
Cubas, técnica em Estética Facial e Corporal pelo SENAC. Especialista em
estética e cosmetologia avançada UNIFESP. Membro do comitê científico internacional de estética e Cosmetologia,
Instrutora do Treinamento de Anatomia em Cadáveres Fresh Frozen, Diretora da
Fesesp - Federação de Serviços e Confederação Nacional de Serviços.
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