Definir o público, conhecer as plataformas e garantir a segurança são ações imprescindíveis; playlist Bora Empreender tem outros conteúdos para empreendedores
Ter um
marketplace é a estratégia favorita de 26% dos empreendedores no Brasil para
realizar suas vendas on-line. Isso é o que indica a pesquisa da Serasa Experian
realizada em outubro. A expressão significa, literalmente, um mercado virtual
em que os consumidores conseguem acessar diversas lojinhas em uma única plataforma.
Sabendo que essa é uma boa opção para alavancar as vendas, a Serasa Experian
separou cinco dicas práticas para aproveitar o melhor das soluções e faturar
mais em 2023. Confira a seguir:
1. Definir
o público-alvo: Você já sabe para quem quer
oferecer seus produtos? Definir o nicho do seu público-alvo é imprescindível
para começar a vender online. Nesse processo, é importante definir as
características demográficas (que englobam idade, gênero, orientação sexual, estado
civil, residência e afins) e psicográficas (estilo de vida, hábitos,
atividades, opiniões, interesses, entre outros). Desta forma, será possível
entender qual a plataforma que mais conversa com os seus potenciais clientes e
que pode facilitar eles serem alcançados.
2. Verifique
a reputação de cada marketplace: Já
existem inúmeras empresas de marketplace como Shopee, Mercado Livre, Magazine
Luiza e Americanas, por exemplo. Para escolher a que melhor atende a suas
necessidades, comece pesquisando na internet sobre a reputação das plataformas,
converse com empreendedores em fóruns e redes sociais e acompanhe sites de
avaliação como o Reclame Aqui. Fazer uma boa escolha impacta diretamente na
imagem do seu negócio, pois ele estará diretamente ligado ao bom funcionamento
da plataforma e à experiencia de compra dos clientes nela.
3. Pesquise
sobre o funcionamento de cada marketplace: Considere a forma de gerenciamento de vendas de cada
plataforma, se possui uma boa interface e como é a experiencia de compra dos
clientes. A plataforma ideal deve ser simples, segura e prática tanto para você
e seu negócio, quanto para seu cliente na hora de realizar uma compra. Afinal,
vocês dois dependem dela.
4. A
importância do marketplace contar com os certificados de SSL: Certificados SSL são protocolos de
segurança que criam links criptografados entre um servidor web e um navegador
como o Chrome, Safari, entre outros. Como os usuários de marketplace utilizam
essas plataformas para suas compras e acabam compartilhando informações
confidenciais (número de cartão, documentos pessoais, etc.), é importante que o
ambiente seja seguro. Para ter certeza de que se trata de uma plataforma
confiável, o site deve começar com https:// e possuir um cadeado ao
lado, como na imagem abaixo:
5. Calcule o investimento necessário: Lembre-se que marketplaces cobram taxas que impactam seu lucro, por isso verifique o quanto você pode investir e certifique-se se está dentro do seu orçamento. Não esqueça de comparar as taxas entre as plataformas para garantir que aquele que você escolher está dentro da média do mercado.
Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube, lançado pela Serasa Experian em parceria com o Sebrae como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores. A parceria também lançou o Aprenda, o blog dedicado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores.
Utilizando o
poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos
negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender
as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções
adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa,
monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta
com o blog que dispõe de uma série de conteúdos
gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as
vendas, conquistar mais clientes.
Serasa Experian
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