Estudo aponta aumento de 14% em alimentos, bebidas, limpeza e higiene
Com inflação acumulada em 17% nos últimos 27 meses e
renda informal crescendo 103% (média mensal de R$ 327 em 2020 para R$ 662 em
2021), está cada vez mais desafiador para o brasileiro manter o mesmo patamar
de consumo. O valor desembolsado com uma cesta de 120 categorias compostas por
alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza cresceu 13%, porém o
volume levado para casa diminuiu 5%. Isso porque o preço médio dos produtos
aumentou 14%, mais do que o crescimento em faturamento do mercado. As
informações são do Consumer Insights 2022, relatório produzido pela Kantar,
líder em dados, insights e consultoria.
Dentro desse contexto, se alimentar fora de casa é ainda
mais desafiador e, para compensar a alta de preços e suprir o desejo de comer
fora de casa, o consumidor tem negligenciado as refeições completas, que
ficaram 21% mais caras principalmente na hora do almoço, com um tíquete médio
de R$ 43,94. A visita aos estabelecimentos para os almoços neste primeiro
trimestre caiu 25% em comparação com o período pré-pandemia. Para balancear
esse aumento, a saída encontrada foi buscar os petiscos (snacks),
que ficaram 11% mais caros, porém bem abaixo do aumento das refeições completas
e com um tíquete médio quatro vezes menor. Balas e gomas (+11%), sorvetes
(+8%), chocolates (+6%) e biscoitos e bolos (+5%) foram as categorias que mais
cresceram em ocasiões de consumo.
Consumo por
região
O carrinho de quem mora na região Norte é, segundo o
estudo, o maior do País. No primeiro trimestre de 2022, o nortista levou para
casa em média 15 categorias de produtos a cada visita ao ponto de venda. O
aumento de preços da região foi bem abaixo da média das sete principais regiões
avaliadas pela Kantar, da ordem de 4,5%, versus 13,7%, e com isso o nortista
conseguiu aumentar o consumo em 18,9%. Isso principalmente em domicílios das
classes C e DE, que compraram seus produtos no varejo tradicional e em pequenos
varejos, responsáveis por 7% e 11% desse crescimento, respectivamente.
O carrinho de compras por visita ao ponto de venda por
região fica assim: Nordeste - 14 unidades; Leste e Interior do Rio Janeiro e
região Sul - 13 unidades em média; e Grande São Paulo - 12. Por fim estão
Grande Rio de Janeiro, Interior de São Paulo e Centro-Oeste, com uma média de
11 categorias levadas a cada visita às lojas.
Kantar
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