A evolução da tecnologia permite a automatização das comunicações entre companhias e consumidores, além de gerenciamento centralizado desses contatos e da jornada de compra. Garantir um atendimento próximo do humano, com qualidade e que entregue mais eficiência ao negócio, ainda é um desafio constante no meio corporativo, pois consumidores e usuários estão cansados e até irritados com o atendimento robotizado, sem empatia ou capacidade de resolução, apenas transferindo o atendimento humano para o robô as necessidades dos clientes no velho e conhecido jogo de empurrar, passar para frente ou vamos ganhar mais tempo para entender.
O
que está em jogo em qualquer situação é sempre a melhor experiência do cliente,
e os assistentes virtuais precisam estar prontos, afiados e afinados com o
negócio, mas não para substituir o atendimento humano e sim para ampliar a
eficiência no atendimento e por consequência do negócio.
O
mundo ideal deveria contar com uma plataforma que provê caminhos para você ter
várias experiencias, independente da criticidade, do valor disponível para
investimento e integração com omnicanal, afinal todas as corporações buscam
insistentemente adotar caminhos ou estratégias para garantir a satisfação do
cliente. Nos últimos tempos com o avanço da inteligência artificial,
assistentes virtuais com essa tecnologia nativa, tem sido um dos processos mais
priorizados nas grandes companhias e sempre relacionados diretamente a
satisfação dos clientes, ou consumidores e que apresentem real capacidade de
resolução do contato ou da solicitação. Mas será que mesmo com o avanço da
Transformação Digital e olhos mais atentos para o consumidor é possível
perceber melhorias significativas no atendimento automatizado?
A
pandemia da COVID 19, acelerou de fato a adoção de projetos de Transformação
Digital. As indústrias brasileiras, por exemplo, estão passando pela
transformação digital e o número de negócios que utilizam pelo menos uma
tecnologia no seu processo já representa 69% do total, é o que apontou a
pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Já o
ecommerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma
alta de 27% em relação a 2020, resultado recorde para o comércio online,
segundo dados da Neotrust, empresa que monitora 85% do ecommerce
brasileiro.
E
claro, com todo esse volume de negócios, a pandemia levou o brasileiro a usar
mais serviços digitais como por exemplo, pagar contas, contratar serviços ou
comprar produtos. E como consequência, aumentou a interação on-line e os assistentes
virtuais que já estavam presentes na cena, ganharam ainda mais espaço, mesmo
sem a capacidade de entregar a uma experiência sólida e real para o cliente.
porém o diferencial para o sucesso está em oferecer um assistente virtual
inteligente, com motores que trazem para a ponta e tiram do backoffice dados
que são fundamentais para entender o cliente, como análise de sentimento para
saber se o cliente merece receber um atendimento especial, por exemplo, se o
cliente está com raiva ou decepcionado ou quer falar diretamente com um agente
ou atendimento humano. E, quando se torna possível entender o consumidor,
trazendo os dados para o frontend, percebemos mais ganho de eficiência ao
negócio.
O
nível de tecnologia dos Assistentes Virtuais atuais está tão evoluído que em
uma mesma empresa, podemos escolher experiências diferentes para diferentes
níveis de consumidores como por exemplo; um consumidor pode ser atendido
diretamente pela empresa ou até mesmo em uma única fala, receber uma
solicitação que o atendimento será mais rápido por chat ou SMS, pois já
identificaram imediatamente o problema. Assim, entendemos que o nível de
satisfação ou de experiência que podemos registrar nessa jornada do cliente,
depende muito dos objetivos de negócio.
O
mercado disponibiliza vários players que oferecem soluções com inteligência
artificial ou NLP, inclusive englobando todo o processo de reconhecimento,
tanto de voz quanto de texto, mas é necessário, que antes de embarcar em uma
jornada como essa, as empresas considerem a experiência, referências que de
fato, diferenciam o comum do excepcional. Afinal, fatores como segurança,
escalabilidade, Compliance na complexidade das integrações e mais uma vez
ressalto, a experiência do cliente são pontos primordiais para o sucesso.
Para
retomar a confiança do consumidor com atendimento automatizado é preciso de
fato resolver demandas e ainda entregar uma experiência incrível para o
consumidor, só assim, será possível transmitir ao cliente credibilidade e
confiança e vamos combinar que são pontos essenciais para o sucesso de qualquer
negócio.
André
Luiz favero - formado em Administração e MBA em Gestão de Empresas na Kore.ai é
Head de novos Negócios e Parcerias.
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