Até 2023, investimentos mundiais em soluções digitais devem chegar à cifra de US$ 6,8 trilhões, com foco especial em ferramentas de inteligência artificial, hiperautomação e experiência de voz. Saiba como isso impactará na sua vida
Se antes da pandemia da Covid-19 as
transformações digitais já caminhavam aceleradamente, agora elas correm a
passos largos. De acordo com uma pesquisa da International Data
Corporation (IDC), os investimentos em transformação digital tiveram
alta de 15,5% em 2021. A expectativa é de que até 2023, os investimentos
mundiais em tecnologia por parte das empresas cheguem a US$ 6,8 trilhões, uma
cifra maior do que o PIB do Brasil.
Por isso é de se esperar que surja, a cada ano, ao menos uma ou duas novas
tecnologias que certamente irão revolucionar o dia a dia das pessoas. Mas antes
de chegar ao grande público, profissionais e empresas que trabalham diretamente
com ferramentas digitais precisam estar sempre muito bem inteirados das últimas
tendências desse segmento, para justamente estudarem e saber seus usos
possíveis.
É o caso do engenheiro civil Andreyve Melo e do administrador de empresas
Gabriel Caixeta, fundadores e diretores da Skyline Inovação & Produções,
empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas e soluções
digitais para empresas do mercado imobiliário. “Nós que trabalhamos com
tecnologia somos sempre muito cobrados em relação a novidades. Nossos clientes,
nessa época do começo de ano, quando são feitas várias reuniões de planejamento,
sempre nos perguntam o que há de novidade que possamos usar nas soluções que
desenvolvemos para eles”, revela Gabriel Caixeta.
Para Andreyve Melo, a rapidez com que surgem novos recursos tecnológicos e o
impacto que eles causam no cotidiano das pessoas têm sido cada vez maiores. “Se
antes você percebia uma revolução digital a cada cinco anos, hoje isso ocorre a
cada dois anos ou mesmo de um ano para outro”, afirma.
Uma das principais novidades que prometem impactar fortemente no comportamento
das pessoas é o conceito do Metaverso, que nada mais é do que um avanço enorme
para as possibilidades de uso da ferramenta de realidade virtual. “Essa
possibilidade de uma enorme plataforma mundial de realidade virtual irá
revolucionar negócios, o entretenimento das pessoas, suas interações pessoais e
toda a internet”, avalia Andreyve. Mas além do Metaverso, ao longo dos próximos
meses, algumas novidades e mesmo aprimoramentos de tecnologias já existentes
prometem revolucionar ainda mais as nossas experiências digitais. A seguir,
Andreyve e Gabriel comentam sobre algumas dessas tendências tecnológicas que já
são realidade e devem ganhar força em 2022.
1- Inteligência Artificial
Apesar de já ser amplamente usada, especialmente nos softwares de redes
sociais e também nos serviços de atendimento, a Inteligência Artificial (IA),
segundo explica Andreyve, ainda possui um leque de possibilidades de uso quase
que ilimitado. “Há uma forte tendência para os próximos anos de que uma
enormidade de soluções digitais tenham como base esse conceito tecnológico,
desde coisas simples como mecanismo para busca de músicas e vídeos ou
equipamentos como carros que darão respostas automáticas por meio da IA; ou
então para coisas mais complexas como gestão de CRMs [customer relationship
management], segurança de sistemas financeiros e avaliação de
vulnerabilidade de negócios”, explica o especialista.
Andreyve também cita um novo conceito tecnológico, que seria uma evolução da
Inteligência Artificial: o machine learning. Seria basicamente
fazer com que máquinas aprendessem sozinhas. “O machine learning é
uma subcategoria da inteligência artificial, que automatiza efetivamente o
processo de construção de modelos analíticos. Em resumo, isso permitirá que
máquinas se adaptem a novos cenários de forma independente. Ou seja, se há uma
realidade nova, para a qual não havia programação definida ou reação prevista,
a própria máquina analisa e cria uma nova solução”, acrescenta Andreyve.
2- Serviços remotos
A pandemia demonstrou que há uma infinidade
de serviços que podem ser perfeitamente prestados de forma remota. Com o
advento da internet 5G, Gabriel Caixeta avalia que fazer uma consulta médica
via celular, ou fazer um curso de inglês de forma 100% digital serão coisas
cada vez mais rotineiras no futuro. “A medida que conseguimos avançar na
melhoria da velocidade e qualidade de transmissão de dados pela internet será
muito mais fácil para um determinado profissional atender seu cliente de forma
remota. Nós mesmo da Skyline, que desenvolvemos várias ferramentas digitais
para o mercado imobiliário, temos em nosso portfólio produtos que
possibilitam com que um corretor de imóveis apresente, de qualquer lugar que
ele esteja, qualquer tipo de imóvel e com uma riqueza de detalhes que ele não conseguira
fazer se estivesse de forma presencial”, afirma.
3 - Dinheiro 100% digital
Talvez muitos ainda não se deram
conta disso, mas o PIX, sistema de pagamento instantâneo lançado em 2020 no
Brasil, é a grande revolução no sistema financeiro dos países desde a invenção
dos cartões de crédito e débito. “Se o dinheiro em espécie já via seu fim
anunciado, o PIX pode ter decretado de vez sua extinção e também do chamado
dinheiro de plástico, que são os cartões. À medida que as pessoas perceberem a
comodidade que isso trará, o PIX fará cada vez parte da realidade dos
brasileiros. Uma das grandes vantagens é que as operações financeiras, por
menores que sejam, terão rastreabilidade. Mas, ao mesmo tempo, isso exigirá
mais atenção das pessoas, porque os golpes digitais continuarão e serão
adaptados, infelizmente”, pondera Gabriel, ao mencionar essa nova ferramenta
digital usada no Brasil.
4 - Hiperautomoção
Essencialmente, a hiperautomação é a
união de tecnologias de automação com o conceito de inteligência artificial, especialmente
a subcategoria machine learning. Segundo Gabriel Caixeta, com a
tecnologia 5G essa tendência tende a ganhar ainda mais força no desenvolvimento
de soluções digitais. “Hoje você já tem um amplo uso desse tipo de tecnologia
nos processo industriais, mas com uma internet de alta performance, como a 5G,
você amplia o uso desse recurso para outras áreas, como saúde, educação e
transporte. A automação avançada permite que os clientes tenham uma melhor
experiência no consumo de produtos e serviços e na interação com as diferentes
interfaces do negócio. Nesse sentido, é importante que as empresas e seus
gestores estejam focados na experiência do cliente para redesenhar seus
processos existentes dentro de uma nova realidade, com novas tecnologias”, conclui.
5 - Experiência por voz
Num futuro muito breve, você irá
falar com sua geladeira, e acredite, ela irá responder. E não se preocupe, você
não será considerado maluco por isso, até porque tal situação será cada vez
mais comum. “Hoje em dia, de forma altamente intuitiva e até mesmo sem
perceber, já falamos com nossos aparelhos celulares. O chamado assistente de
voz é um recurso digital que tem ganhado cada vez mais espaço nos serviços de
atendimento ao cliente, porque além de prático, traz uma grande redução de
custos operacionais. E já vemos também o uso dessa ferramenta em sistemas de
automação doméstico, ou nas chamadas casas inteligentes, em que você, por meio
da internet, comanda e aciona vários equipamentos que funcionam de forma
eletrônica”, explica Gabriel.
6 - Holografia
Muitas ferramentas que antes eram
vistas somente em histórias de ficção-científica começam a fazer parte da nossa
realidade. Um exemplo é o holograma - ou holografia, que pode ganhar uma
infinidade de uso graças aos resultados de uma recente pesquisa da Universidade
de Glasgow, na Escócia. Lá, especialistas desenvolveram um sistema de holograma
que pode ser tocado e sentido, algo semelhante aos “holodecks” dos filmes de
Star Trek. A tecnologia chamada inicialmente de “aerofática”, usa jatos de ar
para permitir a sensação do toque, fazendo com que você sinta, por exemplo, os
dedos, as mãos e os pulsos da imagem de uma pessoa.
“Com os avanços das ferramentas de computação gráfica e as novas
aplicabilidades que têm sido dadas à tecnologia de microLEDs, a holografia é
outro conceito tecnológico que ganha força. Nós mesmos aqui, na Skyline, já
estamos estudando um projeto de uma nova ferramenta que usará esse recurso, que
traz uma forte experiência visual”, explica Gabriel Caixeta.
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