Com ótimas perspectivas de retomadas, o sentimento é de que finalmente estamos iniciando o ano. O Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que tem início hoje em Campinas, realizado pela Fenacor em parceria com o Sincor-SP, sinaliza a mudança, com a volta dos eventos de relacionamentos e da construção de negócios. A pandemia impôs dificuldades, mas deixou um legado muito positivo de avanço tecnológico. Assim como esse evento, o novo normal é híbrido, atendendo aos mais variados perfis de pessoas, gerações e preferências.
Essa pluralidade no atendimento, seguindo o comportamento
de cada cliente é a principal mudança que vai impactar o mercado de seguros nos
próximos tempos. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bastante
atualizados quanto ao uso da tecnologia, e, como consequência, em busca de
comodidade e facilidade no atendimento.
Graças a todas as ferramentas e facilidades tecnológicas,
os conceitos de espaço e limite territorial de prospecção de negócios deixam de
existir. Com isso, o corretor pode desempenhar o importante papel consultivo
para os clientes na hora de fazer uma escolha que leve em consideração aspectos
como praticidade, qualidade, confiança na seguradora e custo. Esse tem sido um
importante foco na nossa consultoria.
Porém, cada vez mais, os consumidores vão demandar
serviços e inovações digitais, e precisamos estar preparados para atendê-los de
modo híbrido, mesclando atendimento presencial e remoto. É importante estar
antenado, é a participação em eventos como este congresso é um bom caminho para
estar à frente na transformação. Eles sempre apontam importantes tendências
para o relacionamento com os clientes, por exemplo, painéis como do Marc Tawil,
estrategista de comunicação, LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker; ou do Walter
Longo, empreendedor digital e palestrante internacional.
O mundo digital ampliou o nosso intelecto, nossa
capacidade de trabalho, interação, aprendizado, promoveu conforto e muita
praticidade. Mudou totalmente a sociedade da minha época em que eu era
subscritor, há quase 30 anos. Fico imaginando como perdi tempo na vida. Mas foi
preciso passar por etapas e até mesmo uma pandemia para chegarmos a essa
evolução, um mercado de tanta informação e conexão.
Hoje, ferramentas como o Google ADS ou as redes sociais
passaram a ser nossas parceiras de negócios na busca de clientes. Quando o
cliente quer saber sobre um produto, ele joga no Google, e também passeia
diariamente pelo Facebook ou Instagram, por isso investir em canais desse tipo
se mostram estratégias de marketing tão necessárias quanto eficientes.
A transformação digital é uma jornada sem fim. Novas
tecnologias surgem e viabilizam-se continuamente e, assim, novas e melhores
abordagens para problemas antigos também passam a ser possíveis. O
mundo que vivemos agora é híbrido, mesclando físico e metaverso, e essa mistura
facilita a vida das pessoas, faz com sejam mais produtivas, refletindo
positivamente também em nosso mercado.
Robert Hufnagel - especialista em seguros de
Responsabilidade Civil, diretor da Casualty Assessoria e Consultoria de Seguros
e associado da Alper Consultoria em Seguros.
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