Vivemos em um mundo instantâneo, em que as pessoas buscam conveniência na utilização de serviços e produtos, de forma a obter o que desejam com mais velocidade, menor esforço e deslocamento físico possível. O digital reina em nosso dia a dia, e a tendência é que isso se intensifique ainda mais com a chegada do 5G ao Brasil, possibilitando colocar em prática uma série de tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT).
É possível prever que os dispositivos conectados à internet se farão ainda mais
presentes em diversos setores, mas, principalmente, em áreas que envolvam
consumo e experiência do usuário, demandando a aderência, inclusive, no campo
de atendimento ao consumidor.
Um estudo da McKinsey Global Institute indica que o segmento de IoT no
Brasil deve registrar um impacto econômico anual entre US$ 50 bilhões e US$ 200
bilhões em 2025.
Casas inteligentes com dispositivos (cortinas, ar-condicionado, TV, luzes,
entre outros) respondendo ao um comando de voz, a Indústria 4.0, soluções para
Smart Cities em coleta seletiva, pagar usando seu Smart Watch, são alguns
exemplos de como a IoT já está presente em nossas vidas.
No Varejo IoT pode ser aplicado no “Marketing de Proximidade”. Mais de 75% dos
20 maiores varejistas dos EUA já implementaram o marketing de proximidade de
uma forma ou de outra em suas lojas. O marketing de proximidade segue uma
abordagem proativa e não reativa para alcançar os clientes e envolvê-los quando
estiverem mais próximos da marca. A Macy's, uma grande
rede de lojas de departamentos americana, usa semáforos mais próximos de suas
lojas para enviar notificações de ofertas ou descontos a clientes que estiverem
passando por perto, alavancando a receita destas lojas.
Marcas têm buscado cada vez mais disseminar o uso de IoT nos seus serviços e
produtos, pois perceberam que o nível de engajamento dos consumidores ao uso
desta tecnologia é excepcional e é este nível de engajamento que os tornam mais
fiéis às marcas.
Com a redução do tempo de diagnóstico de falhas e do atendimento, a longo
prazo, a aplicação de IoT é capaz de trazer uma série de oportunidades e
benefícios para as empresas que buscam ampliar a satisfação dos clientes e,
assim, fidelizá-los com uma maior conversão de vendas. Elevar a experiência e o
relacionamento com o consumidor para outro patamar tem como vantagem não apenas
o incremento no faturamento, mas também a melhora da reputação de marca.
Criar caminhos para atender a todas as necessidades dos clientes e proporcionar
satisfação no serviço prestado é o que irá trazer excelência na experiência
oferecida. Como a Internet das Coisas consegue tornar a distância geográfica
algo irrelevante, ela permite que o alcance do atendimento tome proporções
maiores e atinja regiões antes inimagináveis, aumentando a área de atuação das
empresas. Estamos em um mundo em que não existem mais fronteiras. As linhas que
as demarcavam se tornaram invisíveis graças à internet. Com a chegada do 5G, a
velocidade da conexão certamente vai gerar mais oportunidades para recriar a
experiência do cliente.
Fernando Martins
- gerente Comercial na Necxt, empresa do Grupo Stefanini
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