Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de março de 2022

Como os pais podem participar da educação dos filhos


Acompanhamento dos pais na rotina e no cotidiano escolar é fundamental desde a primeira infância


A Campanha de Fraternidade 2022: Fraternidade e Educação começa dia 2 de março, na quarta-feira de cinzas. O lema deste ano é “Fala com sabedoria, ensina com amor”, baseado no trecho bíblico do livro de Provérbios.

 

Com foco no que prega a campanha, como os pais podem participar diretamente da educação dos filhos?

 

Tão importante quanto o filho frequentar uma boa instituição de ensino, deve-se lembrar que a educação começa em casa. Com isso, é imprescindível acompanhar constantemente também a rotina escolar, como uma extensão do lar de cada um. Essa presença é significativa tanto na primeira infância quanto no Ensino Fundamental e Médio.

 

Estabelecer um relacionamento de proximidade com os professores e as atividades escolares são atividades fundamentais. Desta forma, as famílias conhecem de perto e tendem a valorizar mais o papel do professor como educador de fato.

 

“Quando os pais estão envolvidos com a escola, a tendência é de que os filhos participem com mais dedicação das atividades propostas em sala de aula. Com isso, aumenta o rendimento escolar, a convivência social e o relacionamento com os professores, por exemplo. Isto é ensinar com amor”, explica o coordenador da Pastoral do Colégio Marista Glória, Wagner Botelho.

 

Alguns benefícios do envolvimento dos pais na escola:

 

Melhora do aprendizado

Quando há a parceria da família com a escola, os alunos têm mais oportunidade de compartilhar o aprendizado com os pais.

 

Proximidade

Existe um movimento que busca aproximar a relação família-escola para que os pais participem mais de projetos, atividades e até contribuam em algumas decisões. Essa relação é fundamental.

 

Relacionamento

É na escola que o aluno passa a estabelecer uma forte convivência com os demais e, a partir dessas relações, molda a sua própria personalidade e passa por um processo de autoconhecimento.

 

Incentivo ao dever de casa

Se responsabilizar pelo dever de casa é necessário para contribuir com o desenvolvimento do aluno. Se os pais apoiam e acompanham o filho neste sentido, esse processo se torna mais fácil e fluido.

 

Disciplina

O envolvimento da família contribui para a boa disciplina e relações sociais dentro da escola. Se os pais estão próximos, costumam identificar quando há algum desafio ou dificuldade de relacionamento e, assim, poderão ajudar de forma mais eficiente.

 

 

Colégios Maristas

www.colegiosmaristas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados