Pesquisar no Blog

domingo, 17 de outubro de 2021

Vitaminas para cachorro e como impactam na qualidade de vida

A importância e quando as vitaminas para cachorro são recomendadas


As vitaminas para cachorros são tão importantes quanto para os humanos. Elas servem para garantir o organismo dos pets saudáveis e imunes de doenças e outros problemas.

Geralmente, todas essas vitaminas são encontradas nas rações. Por isso a necessidade de escolher bem a comida que você vai oferecer para o seu pet, afirma Lívia Romeiro da Vet Quality Centro Veterinário 24h. Porém, em alguns casos, a suplementação será orientada pelo médico veterinário. 

 

Importância das vitaminas para cachorro

Como dito anteriormente, uma dieta balanceada para cães é composta por alimentos com todos os nutrientes e vitaminas indispensáveis para manter a saúde pet. O importante não é dar vitaminas de forma extra, mas acompanhar quais são as necessidades do cão.

Caso o pet esteja com alguma doença, problemas de saúde por conta da genética ou teve uma má alimentação quando filhote, pode precisar de uma suplementação para recuperar os nutrientes necessários.

Quando o organismo do cachorro fica sem essas vitaminas, ele pode desenvolver alguns problemas digestivos, falta de energia, dores nas articulações, problemas dentários, perda de pelos e muitos outros.

Tais vitaminas têm a responsabilidade de repor as substâncias que são essenciais ou para uma finalidade em específica, que deverá ser avaliada por um veterinário.

Quando os pets são competidores ou que gastam muita energia também podem precisar dessa dosagem a mais, já que as que compõem a ração comum não supre totalmente suas necessidades.

 

Quais vitaminas são necessárias?

O organismo de um cachorro precisa de alguns tipos diferentes de vitaminas para ajudar no funcionamento correto e combate de doenças.

 

Vitamina A

Essa vitamina contribui para o bom crescimento do pet, criando resistência para doenças e uma melhora na sua visão. Além de prevenir doenças como alergias, câncer e complicações em situações de infecção, essa vitamina ajuda a reduzir o estresse animal.

Esse tipo de vitamina pode ser encontrado em fígados e óleos de fígado de peixe.

 

Vitaminas complexo B

Essas vitaminas são essenciais para o sistema neurológico dos cães, ajudando na formação de glóbulos vermelhos, ajudando na defesa celular e eliminando radicais por ser antioxidante.

A vitamina B12 para os cães pode ser encontrada em carnes, fígado, leite, frutas, peixes e cereais. O seu pet poderá consumir e guardar tal vitamina no intestino e usar em casos de doenças.

 

Vitamina C

Esse tipo de vitamina ajuda na formação de tecidos conjuntivos, como os dentes e ossos do cão. Essa vitamina é produzida naturalmente pelo corpo do pet, porém, ela pode ser solúvel e costuma sair para fora de seu corpo pela urina.

Em alguns casos, é possível que o corpo do pet peça por reposição dessa vitamina. A sua dosagem deve ser orientada por um médico veterinário, uma vez que em dosagens muito altas, a vitamina C pode ser um risco à saúde do cachorrinho.

 

Cálcio e Vitamina D

O cálcio, que é um mineral, junto com a vitamina D são grandes aliados dos pets para o seu desenvolvimento dos músculos. Para os cães, o importante é garantir que a vitamina D3 seja ingerida, já que eles absorvem pouca vitamina dos raios de sol UVB.

Quando essa vitamina se encontra em níveis baixos no organismo dos cães, eles correm alguns riscos de patologias, como:

 

Doenças cardiovasculares;

Hipertensão;

Neoplasias;

Diabetes;

Artrites.

 

Vitamina K

Esse tipo de vitamina é essencial para a coagulação sanguínea do cão e para o fortalecimento dos ossos. A vitamina K pode ser encontrada em frutas vermelhas e alimentos como a cenoura.

 

Vitamina PP

Também conhecida como vitamina Bs ou ácido nicotínico, essa vitamina é boa para manter a integridade dos tecidos do corpo do cachorro, podendo ser encontrada em ovos, peixes e cereais.

A melhor forma de acrescentar essa vitamina na rotina do cão é oferecendo os alimentos em que a vitamina PP pode ser encontrada. Em determinados casos, o veterinário pode receitar comprimidos, suplementos em gotas ou palitos mastigáveis.

 

Vitaminas indicadas para os cães em cada fase da vida

Quando falamos de vitaminas para cachorro, devemos estar atentos quando eles realmente precisam de vitaminas específicas. Durante a fase de filhote, os cães precisam de vitaminas que sejam semelhantes às que existem no leite materno, explica Lívia.

Por estarem em fase de crescimento, esses pets precisam de uma dieta equilibrada e que contenha todos os nutrientes necessários, como: água, proteína, carboidratos, minerais e claro, as vitaminas.

O ideal é que os pets não sejam desmamados nos primeiros 45 dias de vida, dessa forma, não há necessidade de dar vitaminas extras quando um pet ainda está sendo amamentado. Após esse período, as vitaminas podem ser consumidas pelas rações voltadas para filhotes.

No caso de vitaminas para cachorros mais idosos, elas são essenciais já que o metabolismo em algumas idades não funciona tão bem. Algumas das vitaminas mais indicadas para essa idade são:

Vitamina A: para auxiliar quando o cão está com perda de visão.

Vitamina D: melhorando a absorção do cálcio e fortalecendo os ossos.

Ácidos graxos essenciais, como Ômega 3 e antioxidantes também são ótimos para combater os radicais livres e prevenir doenças sérias, como o câncer.

 

Não deixe de fazer uma visita ao veterinário 

O ideal é sempre se mantenha as vitaminas para cachorro em dia. Entretanto, é de extrema importância que visitas ao veterinário sejam frequentes. 

O veterinário é quem vai determinar a dosagem necessária e quais são as vitaminas que o seu animal de estimação precisa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados