Pesquisar no Blog

domingo, 17 de outubro de 2021

Pets também precisam saber ouvir não

Alexandre Rossi deu diversas outras dicas sobre adestramento e comportamento animal 

Alexandre Rossi, veterinário e especialista em comportamento animal, dá dicas para tutores de pets em evento organizado pela loja Tudo de Bicho, sábado, no Open Mall do Jardim Aquarius 

 

O veterinário Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, deu uma palestra no sábado de manhã (2), no evento organizado pelo petshop Tudo de Bicho, no Open Mall do Jardim Aquarius, em São José dos Campos. Segundo ele, cães e gatos também precisam saber ouvir ‘não’, assim como os humanos. 

 

“Eu sei que muitos de nós temos dificuldades em ouvir e de falar ‘não’, mas para ensinar pets a conviverem bem com as pessoas é importante colocar limites. Os animais também conseguem aprender o que é ‘não’ e a se controlar”, garantiu Alexandre Rossi, demonstrando a teoria na prática com sua cachorrinha Estopinha. 

 

Com esta dica, o especialista respondeu à dúvida do público presente sobre os cachorros que costumam pular nas visitas, ficar raspando nas pernas das pessoas e latindo muito. Para Rossi, quando os animais não se comportam como gostaríamos, eles acabam ficando isolados socialmente. Então, dizer ‘não’ também é uma forma de conquistar mais espaço para pets em espaços de convivência e socialização. 

 

“Não reforce um comportamento que você não quer. O cachorro que fica chamando muito a atenção do dono pode estar precisando passear mais, brincar mais ou de outros desafios e estímulos”, acrescentou o veterinário. 

 

 

Como você está recompensando seu pet? 

 

Outra dica do especialista foi com relação às recompensas, um recurso muito usado no adestramento de cães. Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre o petisco ou a atenção são as melhores formas de ensinar. 

 

Para adestrar o animal, é preciso entender quais são as recompensas que ele já vem recebendo do tutor. Muitas vezes, inconscientemente, o dono faz carinho quando o cachorro está latindo contra uma pessoa: assim, sem querer, ele deu uma recompensa para um comportamento ruim. É importante começar a observar o que o cachorro está ganhando e o que ele está perdendo quando se comporta de forma inconveniente.  

 

Se vai receber uma visita, é importante preparar a casa: um recurso possível é dar um brinquedo com um biscoito dentro, mas se o cachorro estiver acima do peso ou se ele não estiver com fome, ele não terá interesse em brincar com aquele objeto.  

 

“Por fim, é importante lembrar também de reforçar comportamentos bons. Vou aproveitar que a Estopinha está quietinha aqui, comportada, e vou pedir alguns comandos para ela. Agora, vou dar um biscoito para recompensá-la por estar se comportando bem”, exemplificou o palestrante. 

 

   Alexandre Rossi deu diversas outras dicas sobre adestramento e comportamento animal. Este foi o primeiro de muitos eventos que serão realizados pela Tudo de Bicho. Para saber mais sobre este assunto, acesse também o blog da Tudo de Bicho em https://blog.tudodebicho.com.br/


Um comentário:

  1. Olá Bom Dia!!! Gostei muito Do Artigo Muito Produtivo!! Parabéns https://petz.net.br/

    ResponderExcluir

Posts mais acessados