Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Inteligência Artificial e machine learning são aliados no combate a crimes de lavagem de dinheiro

Pesquisa da ACAMS, KPMG e SAS mostra aumento de adoção das tecnologias por parte das instituições financeiras


A pandemia acelerou a transformação digital de muitas empresas, mas também serviu de palco para o aumento do número de crimes financeiros em todas as esferas. Nesse contexto, inteligência artificial e machine learning surgiram como tecnologias-chave para os profissionais de compliance que procuram agilizar seus processos para combater crimes financeiros e lavagem de dinheiro. 

A Associação de Especialistas Certificados contra a Lavagem de Dinheiro (ACAMS), em parceria com a KPMG e com o SAS, líder global em analytics, entrevistou mais de 850 profissionais responsáveis por combater lavagem de dinheiro nas empresas para entender os desafios da adoção de Inteligência Artificial e machine learning na luta contra esse tipo de crime e detectar até que ponto o COVID-19 impactou a governança das empresas.

O resultado do estudo mostra que o investimento na aplicação de Inteligência Artificial e Machine Learning por parte das instituições financeiras foi impulsionado durante o período, com um terço delas aderindo a essas tecnologias, principalmente para melhorar a qualidade das investigações e resposta às autoridades regulatórias (40%) e também para reduzir falsos positivos e custos operacionais (38%). Na pesquisa, 60% dos respondentes já adotaram ou planejam adotar IA nos próximos 12 a 18 meses.

As principais conclusões incluem:

  • 57% dos entrevistados já implantaram Inteligência Artificial/Machine Learning em seus processos de aderência contra lavagem de dinheiro, possuem projetos-piloto de Inteligência Artificial ou planejam implementá-las nos próximos 12-18 meses.
  • 49% dos entrevistados se identificaram como os principais usuários de IA, líderes de IA ou inovadores, ou "seguidores rápidos". Outros 29% adotam a tecnologia assim que ela atinge um grande número de pessoas e as indústrias, enquanto apenas 22% dos entrevistados se declararam usuários tardios;
  • 66% dos que responderam consideram os reguladores dos processos de lavagem de dinheiro como apoiadores das tecnologias AI/ML.

Não são apenas as maiores instituições financeiras que lideram a carga sobre a adoção de tecnologia: 28% das grandes instituições financeiras, aquelas com ativos superiores a US$ 1 bilhão, consideram-se inovadoras e adotaram rapidamente inteligência artificial. Entretanto, de forma encorajadora, 16% das instituições financeiras menores (aquelas avaliadas abaixo de US$ 1 bilhão) também se consideram como líderes do setor na adoção da tecnologia IA. 

"A mudança radical no comportamento do consumidor provocada pela pandemia forçou muitas instituições financeiras a verem que as estratégias de monitoramento estáticas e baseadas em regras simplesmente não são tão precisas ou adaptativas quanto os sistemas de decisão comportamental", disse David Stewart, Diretor de Crimes Financeiros e Compliance da SAS. "As tecnologias Inteligência Artificial e Machine Learning são dinâmicas por natureza, capazes de se adaptar inteligentemente às mudanças do mercado e aos riscos emergentes - e podem ser integradas aos programas de conformidade existentes rapidamente, com o mínimo de interrupção. Os primeiros adotantes estão ganhando eficiências significativas enquanto ajudam suas instituições a cumprir com as crescentes expectativas regulatórias".

Em relação a como a COVID-19 pode afetar a linha do tempo de adoção de Inteligência Artificial e Machine Learning das organizações, 39% responderam que é provável que seguirão sem alterar sua linha do tempo; 33% disseram que provavelmente adotariam mais cedo devido aos desafios adicionais trazidos pela pandemia, e 28% disseram que provavelmente adotarão mais tarde do que planejado devido à COVID-19.

 


SAS

www.sas.com/br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados