Pesquisar no Blog

sábado, 16 de outubro de 2021

Estação Campo Belo, em parceria com SBEM-SP, recebe mostra sobre climatério e menopausa

18 de outubro é o dia dedicado ao tema; exposição na Linha 5-Lilás visa oferecer informação em prol de qualidade de vida e mais saúde

Cartazes na mostra orientam sobre essa etapa da vida da mulher


"É possível ser feliz durante o climatério e após a menopausa! Os sintomas têm tratamento. Invista em dieta saudável e atividade física para evitar doenças cardiovasculares e osteoporose", recomenda a endocrinologista Rosália Padovani, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), que, em parceria com a ViaMobilidade - concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô -, promove exposição informativa sobre o tema, em outubro, na Estação Campo Belo. O objetivo é chamar atenção e conscientizar sobre os sinais e tratamentos desta fase da vida da mulher.

A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre os 45 e os 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da mulher. "O climatério, também chamado de perimenopausa, começa alguns anos antes e vai até alguns anos após a menopausa em si, sendo marcado em particular pela queda dos hormônios femininos: estrogênio e progesterona", explica a médica Rosália. Essa fase pode durar muito tempo e a mulher pode apresentar esses sintomas devido à queda do estrogênio: insônia, variação de humor, irritabilidade, dores de cabeça, irregularidade menstrual, secura vaginal, fogachos (calores).

Quando a menopausa acontece antes dos 40 anos, é denominada menopausa precoce, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares (infarto e derrame) e osteoporose, e por isso precisa de acompanhamento. Os sintomas de menopausa têm tratamento e devem ser avaliados por um endocrinologista, em conjunto com o ginecologista.

Entre as orientações para enfrentar melhor essa fase estão mudanças de estilo de vida, dieta saudável, atividade física regular, manutenção do peso adequado e suspensão do tabagismo. A terapia hormonal com estrógenos representa a forma mais efetiva de tratar os sintomas da menopausa. A dose e forma de administração (comprimidos, gel, adesivos, creme vaginal), assim como os riscos e benefícios do tratamento, devem ser avaliados individualmente e de forma criteriosa pelo médico que vai acompanhar a paciente.

"Mais do que oferecer um transporte seguro, a ViaMobilidade tem como meta levar informação de qualidade sobre temas que tenham impacto na promoção da saúde e do bem-estar", afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

 

Serviço:

Exposição informativa sobre menopausa

Estação Campo Belo - Linha 5-Lilás: até 31 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados