Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Dia Mundial da Menopausa: Terapia de Reposição Hormonal melhora a qualidade de vida de mulheres menopausada

Ontem, 18 de Outubro, foi é dia mundial da menopausa. E você sabia que as mulheres não precisam passar pelos sinais e sintomas deste temido pesadelo?

Primeiro vamos separar Climatério de Menopausa. Climatério é um período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Os ovários começam a entrar em falência e as concentrações de estrogênio e progesterona começam a cair. 

Já menopausa é uma data. É a última menstruação. Ela acontece durante o climatério. Então, a gente diz que a mulher está em pós-menopausa depois de 1 ano sem menstruar. 

Nos anos 50 a expectativa de vida era de 48 anos. As mulheres morriam logo após atingirem a menopausa. Talvez por isso, machismo ou medo da reposição hormonal o tratamento para menopausa foi tão negligenciado. 

De acordo com o médico atuante na área da endocrinologia, Dr. Yago Fernandes (@yagofernandes.dr), são inúmeros os sintomas do período perimenopausa: calores, irritabilidade, infecção urinária de repetição, diminuição de memória, aumento de peso, enfraquecimento de cabelos, unhas. A Terapia de Reposição Hormonal tem o poder de repor aqueles hormônios que desapareceram de uma hora pra outra do organismo feminino.

"Mas e o câncer de mama, endométrio, a trombose? São as perguntas mais frequentes que recebo de pacientes e sim, eles estão lá! Mas segundo o último grande estudo de 2015, Women Health Iniciative, que investigou a relação da reposição hormonal de estrogênio isolado ou combinado com câncer de mama e outras doenças mostrou que os benefícios da TRH ultrapassam os riscos desde que seja utilizada com indicação, o mais rápido possível após a data da menopausa e em mulheres com menos de 60 anos", explica o Dr. Yago.

A Terapia de Reposição Hormonal, além de melhorar absurdamente a qualidade de vida das mulheres menopausadas, funciona como proteção contra a osteoporose e doenças cardiovasculares e até doenças mentais. 

"A verdade é que a TRH pode melhorar muito os sintomas da menopausa, como: episódios súbitos de sensação de calor, irregularidades na duração e na quantidade do fluxo menstrual. Dor e pressa para urinar, infecções urinárias de repetição, ressecamento vaginal, dor à penetração, diminuição da libido, irritabilidade, instabilidade emocional, distúrbios de ansiedade, perda da memória e insônia, a pele perde o vigor, cabelos finos e unhas quebradiças, aumento de gordura na região abdominal, perda de massa óssea e doença coronariana, a principal causa de morte em mulheres depois da menopausa", finaliza o médico.

 


Dr. Yago Fernandes - CRM: 52-1096532

http://instagram.com/yagofernandes.dr 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados