Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Autoexame das mamas: como e quando fazer?

O Outubro Rosa é celebrado desde os anos 90 e tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O autoexame das mamas tem como finalidade principal o autoconhecimento, pois permite a mulher a conhecer o próprio corpo e identificar alterações que possam surgir.

É indicado para mulheres a partir dos 20 anos de idade, para ser feito uma vez ao mês. Para mulheres que menstruam, fazer o exame após a menstruação, fase que as mamas estão mais flácidas e menos sensíveis. Para as mulheres que não menstruam, pode-se escolher um dia fixo do mês.

Inicie o autoexame fazendo uma observação em frente ao espelho, levante e abaixe os braços e depois coloque as mãos na cintura para verificar se apresenta alguma alteração visual.

A segunda etapa pode ser realizada em pé ou deitada, muitas mulheres gostam de fazer o autoexame durante o banho. Com o braço atrás da nuca você irá palpar a mama e axilas com a mão contrária e suavemente pressionar os mamilos e observar se ocorre saída de secreção. Repita o processo na outra mama.

Se notar qualquer alteração, procure atendimento médico.

É importante lembrar que o autoexame da mama não é um exame de rastreio para o câncer, isso significa que mesmo que você não encontre qualquer alteração, a consulta anual com ginecologista é indispensável.

 


Juliana De Biagi - médica ginecologista, obstetra e professora. Possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (2009). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Santa Casa de Curitiba. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. Especialização em Uroginecologia e Disfunções do Assoalho Pélvico pela FMUSP. Professora auxiliar da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) na disciplina de Saúde da Família e Comunidade II.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados