Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma IG gostariam de vender produtos típicos regionais
A popularidade das Indicações Geográficas (IG) vem
apresentando crescimento entre os micro e pequenos negócios de varejo. Dados de
pesquisa recente, feita pelo Sebrae, mostram que 60% das empresas entrevistadas
sabem o que é uma IG e a maioria tem interesse em vender produtos das IGs. Dos
que conhecem os produtos com IG, 52% já optaram por vendê-los em seus
comércios. O estudo foi feito com micro e pequenos negócios do varejo para
entender como é a relação dos comerciantes com os produtos típicos regionais.
As Indicações Geográficas brasileiras são
indicações de procedência ou denominações de origem que garantem a
diferenciação de produtos e serviços com base na sua origem. O Brasil possui
até o momento 88 IG reconhecidas dos mais diversos produtos. Entre as IGs
registradas estão o queijo da Canastra, o café da Região do Cerrado Mineiro, os
vinhos finos e espumantes do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, os melões
de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a farinha de mandioca do Uariri, no
Amazonas, o mel do Pantanal, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entre tantas
outras que movimentam o mercado.
Para a analista de inovação do Sebrae, Hulda
Giesbrecht, os resultados são expressivos e podem ser ainda melhores se houver
colaboração e integração entre produtores e vendedores de produtos das
Indicações Geográficas nas ações de comunicação com o mercado. “O produto com
IG não é só um produto com um nome diferenciado, ele tem uma história, há
mecanismos de controle em sua produção que o fazem manter características
únicas. Já imaginou o dono de uma mercearia apresentar para o consumidor um
queijo da Canastra ou um café da Ata Mogiana sem identificar corretamente ou
realçar os seus diferenciais? Isso não pode acontecer. Por isso, é preciso que
tanto os produtores, quanto os comerciantes, conheçam as características de
cada região/produto e ressaltem esses diferenciais para o consumidor”, afirma.
Segundo a pesquisa do Sebrae, até mesmo aqueles
empreendedores que não sabem o que é uma IG gostariam de vender em seus
negócios “produtos típicos regionais”. Para 74% dos pesquisados que desconhecem
o que é IG seria interessante oferecer produtos típicos mostrando-os em posição
de destaque, dando amostras grátis para o consumidor conhecer ou mesmo
ressaltando as características do produto por meio de uma identificação
destacada. “Apesar do crescimento da popularidade das IGs, ainda estamos em
processo de expansão do conhecimento desse conceito pelo mercado. Os
empreendedores podem explorar o potencial desses produtos no mercado. São
produtos especiais que contam histórias de regiões e pessoas. O que falta é
alinhamento e comunicação entre produtores e comerciantes”, observa Hulda.
Selo nacional
A criação do selo nacional de Indicação Geográfica
é apontada pela maioria (67%) dos entrevistados como uma medida que irá
impulsionar as vendas de produtos com IGs, já que os consumidores irão
identificar com mais facilidade esses produtos. “Até o fim deste ano teremos o
lançamento oficial do selo nacional das IGs. Será uma identificação única para
todas as 88 IGs que temos até o momento e para as que vierem a registradas. A
expectativa é que o lançamento ocorra em dezembro”, adiantou a analista.
Perfil
A pesquisa realizada pelo Sebrae abordou uma
amostra específica de donos de micro e pequenos negócios do comércio com
potencial de vender produtos típicos regionais. Nessa amostra, os
microempreendedores individuais são a maioria (48%), seguidos pelas
microempresas (41%) e empresas de pequeno porte (11%). A idade da maior parte
dos respondentes fica entre 36 e 55 anos, com nível de escolaridade superior
para 64% dos entrevistados. Em relação a cor da pele, 60% declararam-se
brancos, 37% negros, 2% outros e 2% não quiseram informar.
Conceito
Conceito: Indicação Geográfica (IG) é um nome geográfico que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada quando determinada qualidade, reputação ou outra característica é essencialmente atribuída a essa origem geográfica.
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