Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Como a combinação de Cálcio e Vitamina D pode fortalecer a saúde óssea e o sistema imune

Esse mineral deve estar presente na alimentação diária e para que sua absorção e retenção pelo organismo seja mais efetiva é necessária a ação da Vitamina D


Ideal para manter a saúde óssea e auxiliar diretamente na prevenção de doenças como osteopenia e osteoporose, o cálcio é um nutriente fundamental para a saúde óssea, principalmente para crianças em fase de crescimento e para idosos, por conta do desgaste natural causado pela idade. A fonte de cálcio mais conhecida que existe é o leite, além de seus derivados como iogurte e queijos, mas pode ser encontrado também nos vegetais de cor verde escuro como brócolis, couve manteiga e espinafre e frutas como kiwi, manga, uva, amora e pera.

"Esse mineral, sempre que possível, deve estar presente na alimentação diária e para que sua absorção e retenção pelo organismo seja mais efetiva, é necessária a ação da Vitamina D, que auxilia com esse processo. A maior fonte dessa vitamina é o sol, que exige cuidados com o tempo de exposição e nem sempre é um recurso disponível", alerta o chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni.

A vitamina D é um hormônio que foi classificado como vitamina. Além de ser responsável pela sintetização do cálcio no organismo é um importante regulador do sistema imune. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com deficiência ou insuficiência da vitamina, o que é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública mundial.

"Cálcio e Vitamina D são fundamentais para a boa saúde óssea, entre outros benefícios. Por isso, a suplementação desses dois nutrientes é muito recomendada quando não se atinge os índices necessários com alimentação diária. Independente da fase de vida, os ossos, e dentes também, devem estar fortalecidos para uma melhor qualidade de vida", comenta o Dr. Magnoni. "A ciência nutricional avançou muito nos últimos anos e hoje as pessoas podem contar com inúmeras opções. Há, por exemplo, uma nova geração de suplementos em gomas que supre a necessidade diária, tanto do mineral quanto da vitamina, em uma única dose, além de serem mais práticos, pois não necessitam de água para ingestão.

 

 

Referências

-Impacto dos nutrientes na saúde óssea: novas tendências; Glaucia Queiroz Morais, Maria Goretti Pessoa de Araújo Burgos

-Vitamins and Minerals for Energy, Fatigue and Cognition: A Narrative Review of the Biochemical and Clinical Evidence; Anne-Laure Tardy, Etienne Pouteau, Daniel Marquez, Cansu Yilmaz e Andrew Scholey

-Nutrição e imunidade no homem; Sandra Gredel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados