Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Aprovação de orçamento pode beneficiar milhões de ilegais nos EUA

Governo Biden deve anunciar pacote econômico e reforma imigratória ambiciosa


Joe Biden e o Partido Democrata americano vivem a expectativa da aprovação de uma resolução orçamentária de US$ 3,5 trilhões. O orçamento já foi parcialmente aprovado pelo Senado, após votação apertada em 11 de agosto, que terminou em 50 a 49 a favor do governo. Caso agora seja ratificado pelo congresso, a aprovação do orçamento permitirá aos atuais mandatários da Casa Branca o anúncio de um pacote econômico abrangente e ambicioso.

 

Considerado fundamental para os planos de Biden, os gastos do novo plano orçamentários prometem ser utilizados em áreas consideradas vitais no país, como educação (pré-escolas públicas, fim da cobrança de mensalidades para faculdades comunitárias por até 2 anos), saúde (ampliação da rede de cobertura do Medicare e criação de novos benefícios odontológicos, visuais e auditivos, além de redução nos custos de determinados medicamentos), meio ambiente (com a criação de um “corpo civil” do clima) e bem estar social com investimentos em novas moradias populares e redução de impostos em determinadas áreas menos favorecidas).

 

Entretanto, é no campo imigratório que a aprovação do orçamento mais deve influenciar. Considerado peça-chave para a eleição de Biden, a tão aguardada reforma imigratória”, que pode representar a anistia para cerca de 11 milhões de imigrantes atualmente indocumentados nos EUA, pode finalmente sair do papel.

 

“Serão estabelecidos critérios para determinar quem poderia se beneficiar da anistia e receber o green card, documento que garante ao seu portador o direito a residência permanente na América. Além disso, a reforma imigratória também prevê para estas pessoas a possibilidade de adquirir a cidadania americana em no mínimo 5 anos após a aprovação do green card” – comentou o advogado brasileiro/americano de imigração, Felipe Alexandre.

 

Pessoas que já se encontram nos Estados Unidos sob status de proteção de programas do governo como o DACA e o DREAMERS, além de certos trabalhadores essenciais durante a pandemia (especialmente na área da saúde) devem ser particularmente beneficiados pelas novas regras, assim como determinados imigrantes que chegaram ao país em situação de asilo ou refúgio.

 

Opositores da resolução orçamentária alegam que o custo será altíssimo para os cofres públicos americanos. Do outro lado, democratas e defensores da reforma garantem que os investimentos irão gerar retorno para o desenvolvimento da economia e da sociedade americana.

 

“Em um primeiro momento é lógico que estamos falando de uma quantia exorbitante que será aprovada e colocada à disposição do governo. No entanto, é preciso pensar a longo prazo, e entender que as medidas do pacote econômico trarão melhorias sociais, sobretudo no tão criticado sistema de saúde americano e na anistia de pessoas que, uma vez legalizadas, poderão contribuir com impostos e com a presença legal no mercado de trabalho. Acredito que

Que este seja o pacote econômico mais ambicioso do país desde a época do “New Deal”, nos anos 30” – Salientou Felipe Alexandre, que também é proprietário do escritório americano AG Immigration, responsável pelos processos de green card de centenas de brasileiros.

 

A votação final da proposta orçamentária no congresso americano deve acontecer ainda esta semana com todas as previsões de especialistas apontando para uma vitória do governo democrata.

 


 

Dr. Felipe Alexandre - advogado americano/brasileiro de imigração e fundador da AG Immigration:  Ele é considerado há vários anos pelo "American Institute of Legal Counsel" como um dos 10 melhores advogados de imigração de NY e referência sobre vistos e green cards para os EUA.

 

 

AG Immigration

https://agimmigration.law/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados