Imóveis práticos, econômicos, adaptáveis e modernos são o foco dos maduros
A população mundial passa por um processo envelhecimento, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Este fato se confirma devido ao aumento da expectativa de vida e à queda dos níveis de fertilidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população com idade superior a 60 anos representará um quinto da população mundial.
Uma
parcela da sociedade que cresce rapidamente, o público 50+ é um importante
consumidor que deve ser estudado e atendido pelo mercado
imobiliário.
Segundo
a Harvard Business Review, a economia prateada (conjunto de
produtos e serviços que
atendem a estas pessoas), deve movimentar no
ano 15 trilhões de dólares no mundo e no Brasil, a
previsão é de movimentar 1,8 trilhão de reais em 2020.
As
necessidades e o comportamento dos maduros mudaram. Hoje, eles são ativos:
trabalham, praticam atividades físicas, estudam e participam da vida agitada da
cidade. Na hora da escolha do imóvel ou de decisões sobre como vão investir o
seu dinheiro, não é diferente. Nos EUA, os 55+ são responsáveis por U$ 90
bilhões em reformas da casa, representando 47% do consumo neste setor, segundo
a Agewave.
A
arquiteta Isabella Magliarelli, da IM Arch Design, é uma das
profissionais que sempre viu na arquitetura uma forma de servir e de colaborar
para o bem-estar, autocuidado e conforto das pessoas. A partir de pesquisas extensas
com base no Estdesign e nuances da moda para
compor o conceito, ela atende aos desejos e necessidades de todas as idades de
forma criativa, funcional e inspiradora.
Ela
sabe que cada um tem as suas necessidades e individuais. “Na arquitetura, é importante
buscar soluções flexíveis e sofisticadas para atender aos desejos de habitar da
vida contemporânea. Sempre busquei desenvolver projetos personalizados para
trazer a identidade dos clientes através da arquitetura e do design”. Porém,
também percebe que a cara da moradia contemporânea é adaptada, moderna e
tecnológica. Ambos os públicos hoje buscam por acessibilidade e
socialização.
A praticidade e acessibilidade, são muito importantes para a maioria da população, incluindo os 50+. Aqui no Brasil, segundo dados da pesquisa Tsunami60+ do Hype50+, 4 a cada 10 brasileiros dizem que faltam produtos e serviços para sua idade. E as soluções para adaptação e acessibilidade da casa está entre as principais categorias com citação, entre 28% dos entrevistados.
Uma das principais preocupações relacionadas ao processo de envelhecimento é a perda da independência física e financeira.
Portando pensar em ambientes seguros, confortáveis,
práticos, com acessibilidade que facilitem o estilo de vida dos atuais
maduros é atender as demandas de boa parcela do público 50+. Devemos sempre
lembrar da diversidade deste público, que pode variar de acordo com faixa
etária, nível de dependência e capacidade física, estilo de vida e renda, por
exemplo, o que nos permite criar soluções para diferentes necessidades:
Novos formatos de moradia para os 60+
. Moradias modernas, intergeracionais, com design inclusivo,e tecnologia que assegura conexão, comunicação e segurança. Ambientes inteligentes proporcionando conforto, facilidades e localizadas em regiões de fácil acesso ao comércio e serviços, para garantir o acesso ao estilo de vida ativo e participativo, desejado pelos novos maduros.
• ILPI : Instituições de Longa Permanência para
Idosos e t
Também chamadas popularmente de casas de repouso, são espaços onde os idosos moram, com dormitório individual ou compartilhado. Algumas instituições oferecem serviços de acompanhamento da saúde, bem como bem-estar como: atividades físicas e de entretenimento.
• Centros Dia
São espaços com atividades e cuidados diurnos, onde os mais velhos passam um período do seu dia. Não é permitido passar a noite, portanto não oferecem estrutura de dormitório.
• Coliving ou Cohousing
Diferentes modalidades de moradia compartilhada se tornam
uma opção viável e desejada pelos prateados, que se
divertem com a ideia de morar com amigos na velhice ou se
relacionando com diferentes gerações.
Hype50+
MV
Marketing
IM
ARCH DESIGN
Nenhum comentário:
Postar um comentário