O especialista em negócios Diego Arruda pontua os quatro mais frequentes
Somos
mais de 14 milhões de desempregados, isso segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Mas para vencer a crise financeira e a falta de
dinheiro, empreender se tornou uma válvula de escape para muitos brasileiros.
De
acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Economia,
em 2020, o registro de novos microempreendedores individuais (MEIs) foi de 2,6
milhões, sendo assim um aumento de 8,4% em comparação ao ano de 2019.
Entretanto,
não é fácil dar os primeiros passos para abrir um negócio e, geralmente, muitos
empreendedores acabam apanhando no princípio até que aprendam como o negócio
funciona. Para o empresário e especialista em negócios Diego Arruda, o primeiro
erro mais comum que os principiantes cometem é a falta de conhecimento de
mercado.
"Existem
pessoas que acabam arriscando entrar em um negócio só porque alguém disse que
tal segmento está dando muito lucro. Esse indivíduo entra no meio sem conhecer,
investe o que tem e a consequência pode ser pior do que se pensava", disse
o especialista, que ainda alerta: "Antes de se lançar no mercado e colocar
em prática, é preciso muito estudo e preparo", acrescenta.
Outro
ponto que Diego Arruda frisa é a falta de planejamento financeiro. "Não
basta só calcular os valores para abrir sua empresa, é também necessário
projetar as futuras despesas e ter um extra para eventuais gastos", disse
o especialista.
Falta
de gestão e de investimento em marketing
Com
menos de um ano no mercado, muitas empresas acabam falindo e fechando as
portas. Para o especialista, essa situação está ligada a má administração da
companhia associada a falta de uma boa estratégia de comunicação de marketing.
"Aos
poucos, os investidores vão perdendo seus clientes por não conseguirem mais se
adaptar às exigências deles, mas é possível conquistar novos, em vez de
desistir. Aconselho que eles estudem sobre gestão e conte com o auxílio de
especialistas da área", finalizou.
Diego Arruda - um especialista em ajudar pessoas a
empreender e a descobrir oportunidades de negócios. Através de consultorias e
treinamentos, ajuda a revelar nichos de mercado para parceiros e clientes. Com
a chegada da pandemia, conseguiu o registro de teste rápido para a Covid19, o
que gerou uma grande colaboração para a sociedade e um forte faturamento indo
na contramão da crise. A meta agora para o próximos anos é continuar
empreendendo e expandindo os negócios buscando novas oportunidades.
Divulgação / MF Press Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário