Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

BENEFÍCIOS DA ESPIRITUALIDADE EM MOMENTOS DELICADOS DA SAÚDE

Práticas espirituais - e não necessariamente religiosas - que trazem bem-estar, como meditação, passes, oração, perdão, atos de gratidão e fé, podem, em alguns casos, ser aliadas para cuidar da saúde tanto física como mental.

 

As constantes pressões sociais, os pesados compromissos profissionais e financeiros, bem como os problemas pessoais, andam cobrando um preço muito caro à saúde das pessoas. Não é surpresa, infelizmente, que atualmente são registrados números tão preocupantes sobre o estado emocional e mental das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países foi comprovado que o Brasil lidera os casos de ansiedade (63%) e depressão (59%) durante a pandemia do coronavírus. 

E com o esgotamento mental e emocional das pessoas, a quem (ou a que) recorrer para superar os desafios diários da vida? A resposta para isso, além do tratamento clínico, pode estar mais perto do que pensamos: o exercício da espiritualidade. “Quando aderimos à espiritualidade em momentos delicados e difíceis de nossas vidas, podemos perceber que através de nossos pensamentos positivos e principalmente de nossa fé, colheremos resultados benéficos, como exemplo a limpeza espiritual que faz com que tenhamos um andamento positivo em nossa saúde física” – destaca Juliana Viveiros, espiritualista e porta-voz da plataforma iQuilibrio. 

De acordo com a especialista, a espiritualidade é uma das essências que norteiam a vida do ser humano. “Acreditar em algo superior e fortalecer a fé faz com que a sanidade e a esperança impulsionem as conquistas na vida.”- pontua. Segundo o Censo, em uma de suas análises da sociedade brasileira, é possível extrair o número de 99,7% dos brasileiros que dizem acreditar em Deus e a grande maioria com 87% seguem a religião cristã. Por este motivo, a ciência começou a se interessar em abordar as interações entre espiritualidade x saúde e o que isso acarreta na qualidade de vida do homem. 

 Aqui no Brasil, a  Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP, por meio do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (Proser), e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), têm investigado o quanto a espiritualidade (não necessariamente a religiosidade) do paciente auxilia na cura de doenças físicas e psíquicas - que podem ser agravadas a partir de sentimentos ruins e pensamentos destrutivos. 

Dessa forma, a relação entre esses dois caminhos – espiritualidade e medicina- na história, estão interligados e são muito mais do que apenas um espaço para a cura da saúde física, os hospitais geralmente também trabalham com a ideia de missões humanas, que servem para nortear o indivíduo a buscar uma profunda missão existencial. “Essa busca de compreensão, principalmente em um momento delicado de doenças, abre portas a prática de melhor entendimento de como o mundo espiritual se interliga com nossa saúde física, espiritual e mental.”, diz Viveiros. 

No entanto, a espiritualista enfatiza que, nenhuma prática espiritual desqualifica procedimentos médicos pelos quais alguém esteja passando. “A espiritualidade serve como fortalecimento de dentro para fora, autocompreensão e equilíbrio. Portanto, ela age como um acompanhamento para garantia de uma saúde harmônica, de corpo e alma, e não como uma substituta. Nunca interrompa um tratamento com orientação médica caso esteja realizando algum.”- Finaliza. 

Vale a pena também ressaltar que a prevenção é sempre a melhor escolha. Buscar ter uma vida positiva e equilibrada te tornará menos vulnerável a qualquer tipo de problema de saúde. Uma prece, oração, meditação ou simples palavras podem ser utilizadas como uma prática terapêutica que ajudam na conexão com a espiritualidade e geralmente também com o autoconhecimento. Essas práticas milenares estão extremamente relacionadas com o bem-estar da saúde tanto espiritual como também física.

 


iQuilibrio

 www.iQuilibrio.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados