Pesquisar no Blog

sábado, 29 de maio de 2021

A importância de uma alimentação saudável e balanceada

A médica Pollyanna Aquino Silva, da Porto Seguro Saúde Ocupacional, fala sobre a relação da alimentação com a saúde


Segundo dados coletados pelo IBGE na última Pesquisa Nacional da Saúde, divulgada no ano passado, entre 2003 e 2019, a proporção de obesos na população com mais de 20 anos no Brasil mais que dobrou, passando de 12,2% para 26,8%. Esse índice representa que cerca de 41 milhões de brasileiros, acima de 18 anos, sofrem de obesidade. Apesar da relação da alimentação com a saúde não ser novidade, a médica do Porto Seguro Saúde Ocupacional, Pollyanna Aquino Silva alerta para a precarização da rotina alimentar do brasileiro.

“O hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral”, destaca.

A Dra. Pollyana e o Porto Seguro Saúde Ocupacional prepararam algumas dicas que podem auxiliar os brasileiros com a alimentação, desde o planejamento da alimentação aos cuidados básicos com as refeições.


Rotina é fundamental

Para adotar uma rotina saudável de alimentação e longe do sedentarismo, é importante planejar a rotina de refeições. A dra. Pollyana destaca que “planejar as refeições contribui para a manutenção de uma rotina alimentar adequada e saudável, já que ter sempre uma comida ‘de verdade’ ao alcance ajuda a evitar o consumo de ultra processados. Também é importante ficar atento em relação ao consumo excessivo de alimentos, ao comportamento sedentário e ao estresse emocional”.


A ida ao mercado

Tudo começa na ida ao mercado. Nessa hora, a dica é se fazer as seguintes perguntas: quais alimentos tenho em casa? Com os alimentos que tenho em casa, quais refeições consigo preparar? Quais alimentos preciso comprar para as refeições que ainda irei fazer nos próximos dias?

Priorizar alimentos da estação também é uma dica para garantir melhores preços, maior frescor e disponibilidade. Procure também fazer compras em mercados com produção local, diretamente dos agricultores ou em outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.


Não se esqueça do básico

Não custa lembrar que é primordial a ingestão de água para a hidratação, portanto sua ingestão deve ser frequente e regular. “Não vale substituir por refrescos, refrigerantes, bebidas lácteas e açucaradas de forma geral. É água mesmo. E fique atento aos primeiros sinais de sede e satisfaça imediatamente a necessidade do seu organismo”, ressalta a médica.

Principalmente em momentos como o que vivemos, cuidar da saúde nunca é demais. Manter uma rotina de exercícios em conjunto com uma alimentação saudável, faz bem não somente para o físico, mas também para a saúde mental. Ter equilíbrio com a saúde traz impactos positivos para a vida pessoal e profissional, fazendo com que o rendimento melhore consideravelmente em todos os aspectos.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados