Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Dia Mundial Sem Tabaco: Médicos especialistas relatam que fumar não causa apenas problemas respiratórios

 Saiba como reverter alguns problemas causados pelo cigarro 

 

Hoje, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. 

O hábito de fumar é, com certeza, um dos que mais traz danos à saúde. O tabagismo é um velho conhecido de muitos problemas de saúde sejam respiratórios ou não. A constatação de que o cigarro contém substâncias tóxicas e que pode provocar mais de 50 doenças graves já é de conhecimento da grande maioria da sociedade, no entanto, ainda convivemos com um número significativo de fumantes. Estima-se que o cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano (OMS), além de todas as outras consequências para quem fuma ou até para quem convive com um fumante.

 

Cigarro x saúde capilar

“Fumar ajuda na queda de cabelos, isto porque ao longo dos anos as substâncias tóxicas do cigarro como a nicotina enfraquecem as mechas e levam a uma degeneração dos folículos capilares que abastecem as extremidades do corpo, como é o caso do couro cabeludo. Pode-se tornar um dos principais causadores da queda do cabelo, resultando até em uma queda acentuada, com sinais de calvície. O fluxo sanguíneo é prejudicado pelo acúmulo de nicotina que se aloja nas paredes das veias, reduzindo a circulação sanguínea, o fumo impede que nutrientes importantes, que mantêm os cabelos saudáveis e bonitos, cheguem até a raiz”, explica a Médica Tricologista Dra. Luciana Passoni.

A Dra. Luciana Passoni também destaca: “A temperatura do cigarro também contribui para o envelhecimento precoce, deixando o cabelo com aspecto opaco e ressecado, favorecendo o surgimento de pontas duplas. Por mais que o fumante cuide dos fios, eles nunca terão o mesmo brilho e a mesma força de um cabelo bem cuidado de um não-fumante.

 

Tabaco x pele

Muitas pessoas sabem do malefício do cigarro principalmente na relação que o efeito cutâneo tem com alguns cânceres no corpo humano, no coração e na pele também. “A nicotina e outras toxinas presentes no cigarro aumentam a produção de radicais livres, são moléculas que agridem o funcionamento normal de várias funções da pele, na vascularização inclusive na quebra de DNA e logo isso se vê no médio e longo prazo os efeitos do cigarro na pele.Um dos efeitos muito aparentes e através da perda do colágeno, vão surgindo uma pele com muito mais rugas e linhas de expressão, um outro ponto bastante fácil de identificar é o aspecto da cor, ela vai assumindo um tom mais acinzentado, eventualmente, até bem opaco, mais esverdeados, os poros ficam mais dilatados e por obstrução dos folículos pode aparecer uma grande presença de cravos”, conta Dr. Fernando Macedo, Médico Dermatologista.

 

Dependência emocional x fumo

“Sem desprezar que a nicotina gera dependência, mas mal sabemos que a dependência emocional é um dos grandes motivos para não largar o fumo. O cigarro acaba sendo a muleta daquela pessoa que não consegue controlar suas emoções ou até mesmo seu trauma”, afirma Dr. Junior Silva, Psicanalista e referência no assunto.

“O cigarro ainda pode causar inúmeras doenças, como problemas respiratórios, impotência sexual, infertilidade, complicações na gravidez, envelhecimento precoce, enfraquecimento do olfato e do paladar”, complementa Dra. Luciana.

 

Mas então, como é possível parar de fumar? “Quantas pessoas sabem do mal que ele faz e mesmo assim não consegue parar de fumar, mas tem um outro lado que tenho certeza de que você já viu também, que são pessoas que às vezes fumam 1 ou 2 maços de cigarro por dia e do nada diz: Não vou fumar mais! E de repente para de fumar, sabe por quê? Porque a decisão do hoje faz a mente dela dizer um basta para todo mal que o cigarro faz, é uma decisão onde a mente entende: Tenho vício, me faz mal, não sei como fazer, mas estou decidido a parar. A decisão consciente faz a pessoa entender tudo isso e procurar ajuda para aquilo que ela não sabe da conta cozinha. Isso acontece também quando a pessoa é viciada em drogas e álcool. Quando ela decide sair dessa vida, ela toma consciência e age onde ela dá conta e sem medo pede ajuda para profissionais onde não dá conta. Esse é o caminho para todo vício, explica Dr. Junior.

 Os médicos especialistas deixaram algumas dicas para que quer parar de fumar: 


Dra. Luciana Passoni – Médica tricologista. Se estiver pensando em parar de fumar, saiba que esses danos causados no seu cabelo podem ser reversíveis. Corte o cigarro e aposte em uma dieta balanceada para começar a ter um cabelo saudável de volta, já que o crescimento dos fios acontece de forma bastante rápida - cerca de um centímetro por mês.


Dr. Fernando Macedo – Médico Dermatologista. O mais importante é a pessoa parar de fumar para que esses danos tendem a diminuir, mas a pele mesmo para o fumante já deveria ser cuidada com ativos para a promoção de novos colágenos, para aumentar a elasticidade, a lubrificação, a hidratação e também procedimentos que possam melhorar o envelhecimento causado pelo fumo, podendo usar lasers principalmente. A toxina botulínica pode ser usada para atenuar as rugas de expressão e também os lasers, não somente para a produção de colágeno e reverter esse envelhecimento, mas também para melhorar a qualidade e o aspecto da coloração da pele.


Dr. Junior Silva - Psicanalista, Hipnólogo e Coach. A hipnoterapia é um recurso pouco conhecido, mas muito eficaz para largar de fumar, onde em 93% dos casos ela para de fumar em uma única sessão, porque vamos nas causas emocionais que as prende a pessoa ao cigarro. Junior Silva qualquer um pode conseguir? A pessoa pode ter boas intenções, mas o segredo é a decisão do querer parar de fumar, ter consciência não basta, tem que tomar a decisão: Não quero mais isso para minha vida. Com essa decisão e com ajuda do profissional ela vai conseguir vencer o vício do cigarro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados