Pesquisar no Blog

sábado, 29 de maio de 2021

Dieta pós-cirurgia: como os alimentos ajudam na recuperação?

Cirurgião plástico explica como a alimentação pode influenciar no resultado do procedimento


A preparação para uma cirurgia plástica é bem detalhada. O médico cirurgião pede uma série de exames e cuidados que o paciente precisa seguir para que a cirurgia ocorra sem intercorrências. No entanto, as medidas também valem para depois da cirurgia. O pós cirúrgico é essencial para que se tenha um bom resultado.

Segundo o cirurgião plástico Lucho Montellano, dentre os cuidados necessários no pós-operatório estão o repouso, higienização adequada dos ferimentos e a alimentação. "Além de garantir um resultado satisfatório, a dieta pós-cirúrgica auxilia no processo de cicatrização", explica. Ele acrescenta que, a depender do alimento ingerido, o paciente pode ter uma redução de inchaço, de retenção de líquido, de inflamação e aumento do bem-estar.

"A primeira refeição após a cirurgia, provavelmente será feita no hospital e ela precisa ser leve", fala Lucho. Além disso, para facilitar a digestão, é recomendável que a refeição seja líquida. "Algumas cirurgias têm suas peculiaridades, como a rinoplastia, em que o paciente precisa comer alimentos mornos ou frios e de fácil mastigação", acrescenta Lucho. O médico lista alguns alimentos que ajudam na recuperação da cirurgia plástica.

Líquidos

A ingestão de líquidos antes e depois da cirurgia plástica ajuda principalmente na hidratação do corpo. "Se o paciente mantém o corpo hidratado, ele estará garantindo a oxigenação das células do corpo", explica o cirurgião.

Além disso, a hidratação ajuda no equilíbrio e controle da temperatura corporal, na eliminação de toxinas, na distribuição de nutrientes para o corpo e na redução do inchaço. "Os líquidos recomendados são a água, isotônicos, água de coco e sucos naturais. É preciso ingerir no mínimo 2 litros de água por dia", completa Lucho.

Carnes magras e peixes

Quando se ingere proteínas, é formado o aminoácido chamado arginina, envolvida no processo de cicatrização e síntese do colágeno.

"A carne de peixe tem um benefício a mais, já que são uma grande fonte de ômega-3, que é antiinflamatória", explica Dr. Montellano. A função de anti inflamação ajuda no controle da pressão arterial, no processo de vasodilatação do corpo e na cicatrização.

Frutas cítricas

A vitamina C vai ser importantíssima no período de recuperação da cirurgia. Encontrada em muitas frutas cítricas, a vitamina pode ajudar na imunidade do corpo debilitado. "Essa vitamina auxilia numa melhor absorção de ferro e aumenta a produção de colágeno, que é essencial na regeneração da pele", ressalta o médico cirurgião.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como amora e morango, são ricas no composto bioativo flavonoide. "Esse nutriente tem ação antioxidante e anti inflamatória, melhorando a circulação sanguínea", explica Lucho. Essas frutas podem ajudar a imunidade e prevenir infecções.

Grãos e alimentos integrais

O cirurgião plástico fala que o maior benefício da ingestão de grãos é a alta quantidade de ferro. "Se consumidos na quantidade adequada, os grãos previnem a anemia e reduz as chances de uma má cicatrização", completa.

Já os alimentos integrais são ricos em fibra, que ajuda a evitar constipações. "Os alimentos integrais podem também melhorar a cicatrização e a circulação sanguinea", conclui Dr. Montellano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados