Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Estação Santa Cecília e Shopping Metrô Tatuapé recebem exposição fotográfica sobre relacionamentos abusivos

Atrizes Chica Portugal e Ellen Bueno
 À Meia Luz Na Pele’ apresenta imagens artísticas com alertas a respeito de assuntos ligados à violência contra a mulher


De 07 de maio a 04 de julho a exposição 


‘À Meia Luz Na Pele’, que aborda a violência contra a mulher com ênfase em relacionamentos abusivos, estará em cartaz na Estação Santa Cecília do Metrô. Entre os dias 07 de maio a 06 de junho a mostra também poderá ser visitada no Shopping Metrô Tatuapé, no piso térreo. O projeto é fruto de uma pesquisa iniciada em 2018 pela atriz e produtora Chica Portugal. O conteúdo fotográfico foi desenvolvido em parceria com o fotógrafo Milton Galvani, e revela por meio de projeções frases informativas e de conscientização estampadas na pele de mulheres acerca dos tipos de violência que se tornaram comuns na sociedade - física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial - e que geram traumas às vítimas.

Os ensaios fotográficos aconteceram entre 2019 e 2021, com atrizes que configuram as mensagens transmitidas nas imagens de modo artístico. O fundo escuro, os olhares, as luzes e os gestos apresentados em cada foto foram pensados para sensibilizar o público não apenas sobre os tipos de relacionamentos abusivos, mas também sobre o agravamento dos casos de feminicídio, das diferenças de gênero e do crescimento da violência doméstica, temas tão recorrentes no Brasil e que foram evidenciados após o isolamento social em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

A exposição ‘À Meia Luz na Pele’ em cartaz em dois pontos tão movimentados da capital paulista, surge com o objetivo de enfatizar a importância da pauta para as milhares de pessoas que passam diariamente pelos locais. Além das fotografias, o público terá acesso a QRCodes com vídeos e áudios com depoimentos reais de mulheres que viveram experiências de abuso e crônicas sobre a temática. "Por meio da arte, acredito ser possível construir propostas e projetos que tragam sensibilização, reflexão e principalmente denúncia, com o objetivo de quebrar este ciclo de abuso e violência que ainda são tão estruturais e muitas vezes normalizado", explica Chica Portugal.


Dados sobre feminicídio no Brasil

Atriz Bruna Brito

Em 2020, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de feminicídio cresceram 41,4% em São Paulo durante os meses de março e abril, quando comparado ao mesmo período de 2019. Os dados fazem parte do estudo "Violência Doméstica durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com o Mapa da Violência, mulheres negras têm três vezes mais chances de serem assassinadas do que as brancas. No Brasil, para cada mulher branca vítima de homicídio, cerca de 1,8 mulheres negras foram assassinadas (soma de pretas e pardas). Segundo dados do 12º e 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Instituto Patrícia Galvão, três mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil e uma mulher registra agressão sob a lei Maria da Penha a cada dois minutos.


Sobre o Coletivo ‘À Meia Luz’

O Coletivo ‘À Meia Luz’ nasceu a partir de uma pesquisa da atriz e produtora Chica Portugal sobre relacionamentos abusivos, iniciada em 2018. Durante esse trabalho, Chica colheu depoimentos de mais de 100 mulheres vítimas de violência de várias partes do Brasil e fora do país. "Incrivelmente não há uma mulher que eu converse sobre o assunto que não tenha passado por algum tipo de relacionamento abusivo. A maioria deles velado, sutil - que acabam sendo os mais difíceis de serem notados, porque há uma tendência de normalização quando não existe agressão física. Nestes casos, a maioria das mulheres deixam passar", ressalta Chica.

Atriz Bruna Magnes

Ainda em 2018 foi criado o perfil do ‘Projeto À Meia Luz’ no Instagram e no Facebook, com conteúdo de pesquisas, matérias e artigos que oferecerem informações e conscientização por meio da cultura digital. Em 2019 foi criado o projeto "À Meia Luz Na Pele", com os primeiros experimentos com linguagem fotográfica, em parceria com o fotógrafo Milton Galvani. "Fazer parte da criação de imagens que simbolizam a conscientização e ao mesmo tempo falam em palavras, dados e mecanismos de defesa traduz alguns aspectos da realidade que estão completamente mudas em nossa sociedade", destaca o fotógrafo.

Em 2020, antes do início da pandemia do novo Coronavírus, foi elaborada a segunda fase do projeto fotográfico. Durante o ano o projeto criou forças nas redes sociais por meio de Lives sobre a temática e campanhas que apresentaram os diversos tipos de violência contra a mulher. Além das exposições, o ‘Projeto À Meia Luz’ estreou em março deste ano o espetáculo ‘Cartas da Prisão’ - monólogo sobre as vivências de mulheres vítimas de violência - lançou um site (https://www.projetoameialuz.com.br) e uma Cartilha Digital com conteúdo informativo sobre violência contra a mulher.


Conheça o ‘Projeto À Meia Luz’
Site: www.projetoameialuz.com.br
Instagram: @ameialuz.projeto
Facebook: www.facebook.com/ameialuz.projeto


FICHA TÉCNICA:
Título: À Meia Luz Na Pele
Idealização e Curadoria: Chica Portugal
Fotógrafo, Design Gráfico e Efeitos: Milton Galvani
Atrizes do Coletivo: Bruna Brito, Bruna Magnes, Chica Portugal, Ellen Bueno e Gisele Vechin
Atrizes convidadas: Beta Cinalli; Bruna Nogueira; Carla Gmursckzy; Catia Massotti; Daniella Faria; Isabela Dentini; Lucia Macedo; Luciana Mizutani; Mariana Luizetti; Marilia Andreani; Rita Oliveira; Sara Lopes; Viviane Munuera; Ileuza Azevedo e Júlia de Carvalho
Produção, Edição e Consultoria de Vídeos: Theo Grahl
Pesquisa e Textos Curatoriais: Chica Portugal
Textos das Crônicas: Nanna de Castro
Transcrição de Depoimentos e casting de voz: Gisele Vechin
Ilustrações: Aline Rodrigues
Produtora Executiva: Ellen Bueno
Produção e Coordenação Geral: Chica Portugal
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Tangerina Conteúdo
Realização: Coletivo À Meia Luz, Lei Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo; Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura

Realização: Coletivo À Meia Luz, Lei Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo; Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura


Serviço - Exposição ‘À Meia Luz na Pele’ na estação Santa Cecilia do Metrô
Datas:
De 07 de Maio a 04 de Julho
Local:
Estação Santa Cecília do Metrô
Endereço:
R. Conselheiro Nébias, 1039 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01203-002


Serviço - Exposição ‘À Meia Luz na Pele’ no Shopping Metrô Tatuapé
Datas:
De 07 de Maio a 06 de Junho
Local:
Shopping Metrô Tatuapé - Piso Térreo
Endereço:
Rua Domingos Agostim, 91 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03306-010

 


Imagens: Fotos: Milton Galvani


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados