Pesquisar no Blog

sábado, 29 de maio de 2021

10 alimentos para ajudar na imunidade das gestantes

Imagem do google
O Ministério da Saúde colocou as grávidas e puérperas no grupo de risco para o novo coronavírus. Apesar de não haver estudos suficientes comprovando que essas mulheres seriam mais vulneráveis, o órgão decidiu redobrar a atenção com essa população, como forma de precaução, já que algumas puérperas morreram com Covid-19.

Segundo o Ministério as gestantes e puérperas são mais vulneráveis a infecções e, por isso, estão nos grupos de risco.  Além disso, elas podem ter a imunidade e o sistema respiratório comprometidos principalmente no último trimestre da gravidez e logo após o parto.

De acordo com o Dr. Domingos Mantelli durante o período gestacional, a imunidade da futura mamãe precisa estar reforçada, afinal, um bebê está em desenvolvimento.

E neste momento, elas precisam  manter as suas defesas fortificadas. “Por isso, resolvi falar um pouco sobre alimentos que podem ajudar na imunidade das grávidas”, informa o ginecologista e obstetra

1- Frutas cítricas: Elas são ricas em vitamina C, ajudando no aumento da produção das células de defesa no corpo. Dentre elas estão: Limão, laranja, acerola e tangerina.
⠀⠀⠀
2- Cogumelo Shitake: Composto por uma substância chamada lentinana, responsável por auxiliar o sistema imunológico do corpo, prevenindo doenças e infecções.
⠀⠀⠀
3- Probióticos: Os alimentos probióticos, são compostos por colônias de bactérias benéficas que são ótimas para a saúde intestinal e na absorção de vitaminas e minerais.
⠀⠀⠀
4- Vegetais verdes-escuros: Ricos em vitaminas A, B12, B6 e metilfolato, estes vegetais também ajudam na manutenção da imunidade. Dentre eles estão: couve, agrião, espinafre e almeirão.
⠀⠀⠀
5- Água: Hidratação é essencial afinal, a água é responsável por transportar nutrientes, sais minerais e oxigênio para as células, além de ajudar a liberar toxinas.
⠀⠀⠀
6- Alho:  Possui grande quantidade de alicina, além de vitaminas A e C, essenciais para o combate de infecções e o bom funcionamento do sistema imunológico.
⠀⠀⠀
7- Batata Yacon: Repleta de potássio, vitamina C e frutooligossacarídeos (fibras prebióticas), essa batata é excelente para o bom funcionamento da flora intestinal e prevenção do diabetes tipo II.

 8- Cebola: É rica em fitoquímicos, que têm propriedades antioxidantes, com ação positiva sobre o sistema imune. 

9- Tomate: Fonte de betacaroteno, substância que ajuda as células do sistema imune por suas propriedades antioxidantes (combate os radicais livres).

10- Gengibre: Reduz a inflamação no organismo, tem ação bactericida e conta com altas taxas de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e é antioxidante. Ele ajuda ainda na circulação sanguínea. A má circulação é muito comum entre as grávidas



Dr. Domingos Mantelli - ginecologista e obstetra - CRM-SP 107.997 | RQE 36618 - autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Dr. Domingos Mantelli tem pós-graduação em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, e em Medicina Legal e Perícias Médicas.

http://domingosmantelli.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados